A RTP decidiu inovar e a em breve o seu Telejornal vai passar a ter uma duração máxima de 45 minutos aos dias úteis. Será a partir de 8 de Outubro que a decisão, inédita na televisão nacional, entrará em vigor. Esta medida colocará o bloco informativo da RTP mais próxima da dos canais públicos de países como a França e Inglaterra. Segundo admite o director de Informação da RTP, Nuno Santos, ao Público, esta medida «tem implicações na forma como a informação é escolhida e tratada» adiantando que alguns conteúdos com carácter mais local irão ”migrar” para o Portugal em Directo, que será reformulado.

Ainda assim, a redução do Telejornal, que manterá José Rodrigues dos Santos como pivot principal, é compensada com a criação do programa 360, apresentado por João Adelino Faria, que em 15 a 20 minutos analisa em profundidade a notícia que marcou o dia. Este programa poderá ter convidados e reportagens dos correspondentes.

De acordo com dados do Observatório Europeu do Audiovisual, em 2011, dos seis países analisados só o noticiário do canal público espanhol, Telediario 2, foi em média mais longo (60 minutos) do que o português (57 minutos). O Newsnight, da BBC2, durou 45 minutos, enquanto o BBC News do canal 1 britânico se ficou pelos 14. Em França o jornal da noite dos dois canais públicos tem entre 36 e 38 minutos, enquanto na Alemanha o Tagesschau (canal ARD) dura 15 e o Heute (da ZDF) 19 minutos.

Anselmo Oliveira

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *