O ano de 2012 vai ficar marcado pelos cortes nas remunerações de algumas das estrelas mais badaladas do primeiro canal. Os ordenados continuam, mesmo assim, muito a cima da média nacional e dos valores auferidos pelo primeiro-ministro ou presidente da república e porque todos os nomes mais falados não fazem parte dos quadros diretos da empresa. Os contratos são assinados à margem e incluem exclusividade o que faz aumentar consideravelmente os valores mensais.

A informação é avançada pela Notícias TV desta semana que destaca, obviamente, o caso de Catarina Furtado. A apresentadora do primeiro canal auferia, até aqui, cerca de 30 mil euros mensais, valor que desceu até aos 24 mil o que implica uma perda de 6 mil euros por mês. Fernando Mendes, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel foram também chamados a negociar os ordenados com a administração – um processo que se mostrou pacífico e onde todos aderiram de boa vontade. No entanto, com a chegada do novo núcleo administrativo, as grandes estrelas podem vir a ser chamadas de novo para uma renegociação de valores. José Carlos Malato diz não estar muito preocupado com o futuro, relativamente à baixa de ordenados:

Acredito que o Estado é uma pessoa de bem e que está neste contrato como eu estou, seja no caso em que ambas as partes são obrigadas a estar juntas até 2014, seja no caso em que uma das partes decida denunciar o contrato. Já fiz uma redução de 15%. Além disso, não sou funcionário da RTP, sou um fornecedor de serviços externos como outra empresa qualquer.

A mulher do ator João Reis prefere não fazer grandes planos para o futuro, uma vez que, para além do corte na massa salarial, viu também o contrato ser reduzido para apenas um ano o que faz com que a incerteza esteja ainda mais presente. Fernando Mendes, o apresentador do Preço Certo foi também já alvo dos cortes, mas garante que: «Se isso acontecer, cá estaremos para conversar. Quando houve o primeiro, eu já estava à espera. É sempre um desconto, mas a vida continua.». Por último, Sílvia Alberto lembra quando foi convidada a fazer essa redução e aceitou de bom grado: «Já baixei a meio do contrato. Houve esse pedido e houve essa recetividade da minha parte como houve, de resto, de todos os apresentadores, devido à época que estamos a passar.».

Só o tempo dirá se Alberto da Ponte, que vai ganhar metade do antigo presidente, vai exigir às estrelas, que são pagas a peso de ouro, mas sacrifícios. Se tal acontecer, não poderá colocar em risco a sua permanência na estação?

 

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *