“Festival da Canção 2014” – Final: Conheça a representante de Portugal na Eurovisão
Chegou a hora da verdade! O Festival da Canção de 2014 regressou à RTP para fazer a apresentação das músicas que se lançaram ao concurso. Uma delas vai representar Portugal este ano na Dinamarca em mais um Festival Eurovisão da Canção que vai para o ar em maio. Sílvia Alberto e José Carlos Malato voltam a apresentar as cinco canções e os resultados finais. Na semi-final o público escolheu as cinco canções que achou estarem à altura de nos representar lá fora.
Agora também eles têm toda a responsabilidade na escolha. São os telespetadores, através do televoto, a eleger a canção que irá representar Portugal em Copenhaga. Que as canções subam ao palco e que se volte a sentir e a apreciar o Festival da Canção.
Henrique Feist começou a festa com uma homenagem ao festival que hoje está no ar. Mais à frente voltou a fazer uma atuação memorável ao recordar todas as músicas que representaram o nosso país na Eurovisão, ao longo destes 50 anos de Festival.
[divider]
As canções
Canção nº 1 – Rui Andrade
Comentário: Rui Andrade fez as honras ao ser o primeiro finalista a pisar o palco da final do Festival da Canção. A confiança e o à-vontade foram protagonistas na atuação de Ao Teu Encontro. Ainda assim, e sem colocar em causa as capacidades e o talento de Rui Andrade, não me parece ser a canção ideal para representar Portugal em Copenhaga.
Canção nº2 – Catarina Pereira
Comentário: Mea Culpa tem sido uma das músicas mais comentadas nas redes sociais e nas páginas de partilha de videos. Em 2010 ficou em segundo lugar com Canta Por Mim e agora regressa com uma música que não se descola totalmente desta última. Esta atuação acabou por ser um pouco mais alegre e com ainda mais dinâmica. Uma das favoritas da noite, no entanto, não me convence
Canção nº 3 – Zana
Comentário: Uma vez mais exemplar. Zana trouxe Nas Asas da Sorte ao palco da final e fez uma atuação sem erros de primeira linha. Uma confiança exemplar e uma força que passou ao público. Uma música que poderia fazer sucesso lá fora. Uma das minhas favoritas à vitória.
Canção nº 4- Raquel Guerra
Comentário: Uma música de Nuno Feist que pode roubar a atenção aos telespetadores. Os sonhos, para Raquel Guerra, esão longe de serem roubados. O talento nato é evidente. Hoje no palco mostrou uma enorme capacidade de entreter o público e mostrou as suas reais capacidades.
Canção nº 5 – Suzy
Comentário: Suzy foi a última a apresentar a sua canção. Uma música com movimento e calor. Quero Ser Tua transportou os espetadores para os movimentos quentes de África. Outra das favoritas à vitória embora não esteja no meu leque de escolhas. Emanuel volta a apostar no Festival da Canção depois de já ter ido à Eurovisão igualmente enquanto autor.
[divider]
Vencedora
Depois de um ano afastado da Eurovisão, Portugal rendeu-se à evidência e voltou à competição europeia. A RTP voltou a transmitir o festival histórico que marcou uma grande parte da população portuguesa. 50 anos depois as canções mudaram, o mundo não é mesmo e até a Eurovisão deixou de ser um festival de cultura para se render à música comercial apesar de muitos países, como Portugal, continuarem a levar músicas das línguas de origem.
Depois das apresentações das canções finalistas surgiram as votações. As três mais votadas foram conhecidas: Mea Culpa, Quero Ser Tua e Ao Teu Encontro. De seguida Sílvia Alberto e José Carlos Malato anunciaram que a canção interpretada por Catarina Pereira e Suzy foram as duas mais votadas. Só faltava um momento: a do anúncio da grande vencedora. E ele chegou. A música que nos vai representar este ano em Copenhaga, na Dinamarca é:
Suzy – Quero Ser Tua
Letra e Música – Emanuel
[divider]
Até para o ano, em mais um Festival da Canção!
Análise: André Palma