RTP Televisão

Comentário político pode ter os dias contados na RTP

Morais Sarmento na RTP1, Marques Mendes na SIC, e Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. A opinião política transmitida pelas generalistas pertence a filiados do Partido Social Democrata. Em ano de eleições, a comunicação social tocou na ferida e já existem medidas em curso para alterar este cenário no primeiro canal.

«A RTP tem responsabilidades acrescidas, tanto que já fizemos, há cerca de dois meses, uma análise na qual nos apercebemos de que poderíamos estar numa situação de não equilíbrio», disse José Manuel Portugal, o diretor de programas da estação pública, à Notícias TV. Depois do término do comentário de José Sócrates, o canal estatal passou a estar representado apenas por uma força política.

No decorrer da próxima semana existirão novidades neste campo na RTP, estando prevista uma das seguintes soluções: um novo nome do PS, o fim do espaço de comentário ou o alargamento do mesmo a outras forças políticas com assento no Parlamento.

Esta realidade tem enchido a caixa de mensagens do provedor do espetador do primeiro canal, Jaime Fernandes. O mesmo afirmou à publicação que acompanha o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias que esta questão foi abordada há cerca de um mês e meio e que «já devia ter havido uma solução». «Se é para voltar a alargar o comentário da RTP, então a decisão tem de passar por dar opinião a outros partidos com assento parlamentar», concluiu.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados