RTP Televisão

Carlos Daniel: «O público do desporto é o mais informado»

É um dos rostos do jornalismo da RTP na área do desporto e da política. Tendo sido um dos destacados para o Campeonato Europeu de Futebol 2012, Carlos Daniel confessou à Notícias TV que, nem sempre, a conciliação destas duas áreas é bem vista. Num país conservador, só há bem pouco tempo a realidade dos profissais ligados ao desporto passou a ser outra. «Acho que há um certo menozprezo em alguns setores, em alguns momentos do trabalho de quem faz jornalismo desportivo ou comentário desportivo, mas isso é próprio da história. Os jornalistas da área do desporto lutaram, até há poucas décadas, para serem considerados jornalistas de facto. […] O tempo provou que algumas pessoas começaram no desporto e fazem outras coisas muito bem e sobretudo que se pode fazer bem e distintamente desporto como outras matérias», começou por dizer.

Por esta mudança de mentalidades, existiu a necessidade de as televisões investirem cada vez mais nesta área. Afinal, e segundo o também pivô da RTP, «o público do desporto é o mais informado.» Assim, vários são os jornalistas que tendem a rejeitar trabalhar em matérias de futebol e outras modalidades, precisamente pelo facto de os telespetadores terem um vasto conhecimento das mesmas.

«Podemos falar de teatro e há um nicho que entende de teatro e vai detetar o nosso erro, mas é menos gente. Quando o assunto é o desporto e futebol, estamos a falar de muita gente que nos vai ler ou ouvir e, por isso, acho que há muitos a dizerem defensivamente que não percebem do assunto para não correrem o risco de se comprometer», confessou Carlos Daniel à publicação do Diário de Notícias e Jornal de Notícias.

Outras Notícias