Revista do Ano 2020. Os destaques de março
Enquanto que o mundo já se ia ressentido pelos efeitos do Covid-19, foi em março que Portugal encarou de frente as mudanças de rotina que a pandemia assim obrigou, tendo sido tema de destaque em todas as áreas.
Eventos adiados, programas suspensos e formatos cancelados. Nesta REVISTA DO ANO dedicada ao mês de março, o Covid-19 é o principal tema de destaque, não só no que toca aos canais generalistas, como em todas as restantes áreas.
Tanto a RTP, como a SIC e a TVI decidiram, como primeira medida de prevenção ao Covid-19, não ter presente nos seus estúdios a habitual plateia de figurinos. Entre o cancelamento também de alguns formatos, como foi o caso do Dança Com as Estrelas e Somos Portugal (TVI), ou a suspensão de outros, como o Got Talent Portugal e o Aqui Portugal (RTP), o grande destaque foi igualmente para o adiamento do Big Brother 2020. Já com a data de estreia revelada oficialmente, o canal foi obrigado a adiar a estreia da edição comemorativa dos 20 anos do formato, para o mês seguinte.
No que toca a novelas e séries, também as suas gravações foram todas elas suspensas. No entanto, a SIC foi o único canal que foi mais longe, e decidiu suspender também a transmissão dos seus programas de daytime, apostando ao longo de vários dias na reposição de episódios de O Programa da Cristina e Júlia, além da adaptação de tantos outros formatos.
A pandemia obrigou a que, além dos canais de televisão, diversos setores também se tivessem de adaptar a esta nova realidade. Enquanto que eventos de renome foram cancelados ou adiados, como foi o caso dos Jogos Olímpicos 2020, o conhecido Festival de Cannes, a Eurovisão 2020 ou ainda o Europeu de Futebol,, houve novos eventos que surgiram, como foi o caso do festival online #EuFicoEmCasa, que se revelou um enorme sucesso, ou ainda o o Teatro do Noroeste em Casa, tendo sido uma das primeiras companhias de teatro em Portugal a apostar em conteúdos online.
Por cá os canais de televisão foram-se reinventando, e apostando em novos programas: a RTP1 trouxe até aos seus telespetadores o Artistas em Rede, enquanto que a SIC estreou o Estamos Aqui. Já na TVI, o mercado televisivo continuava ao rubro, com a contratação de Marco Horácio à SIC, e ainda com a estreia do seu programa de confinamento, A Vida Lá Fora. No que toca ainda à TVI, o canal deu um importante passo com um dos seus canais temáticos: após longos anos a ser um exclusivo MEO, a TVI Ficção passou a integrar a grelha de oferta da NOS, a partir deste mês de março.
E para si? Quais foram os principais destaques do ano 2020?