Revista do Ano 2020: Os destaques de maio
Depois de um confinamento imposto pelo estado de emergência, foi em maio que a vida começou aos poucos a retomar a normalidade, e que destacamos agora na nossa Revista do Ano.
Após uma volta de 180 graus imposta pela pandemia em abril, que originou num estado de emergência e respetivo confinamento, foi em maio que o público começou a ver a luz ao fundo do túnel. No que toca ao mundo da televisão, foi o retomar gradual da atividade e do regresso de alguns programas, como foi o caso dos tradicionais Aqui Portugal e Somos Portugal, através das suas emissões em direto.
No que toca especificamente à RTP1, maio marcou o regresso do Got Talent Portugal para as suas últimas galas ao vivo, após a sua suspensão em março. Foi também na estação pública que a cultura ganhou destaque, não só com a transmissão de diversos musicais em sinal aberto, como foi ocaso do aclamado Piaf, como também pela criação do canal exclusivo online RTP Palco, para dar voz aos artistas que sofreram com o confinamento, entre outros objetivos. Por fim, mas não menos importante, maio ficava marcado na RTP1 pela saída de Filomena Cautela do formato 5 Para a Meia-Noite.
Passando pelos destaques da SIC neste mês, o canal colhia os primeiros frutos de Quem Quer Namorar Com o Agricultor? que, além de vencer nas primeiras semanas a concorrência aos domingos, conseguiu retomar as suas gravações. Foi também em maio que a estação decidiu anunciar o adiamento de Casados à Primeira Vista, e anunciar um novo formato de entretenimento, que se viria a tornar mais tarde naquele que ficou batizado como O Noivo é Que Sabe. Maio marcou ainda a conquista de um novo recorde de audiências para a SIC, que liderava durante 100 dias consecutivos, e ainda houve tempo para a estreia de Olha Por Mim, a nova experiência social do canal.
Da SIC para a TVI, o mês de maio foi marcado pelo tão aguardado regresso do Big Brother e a estreia da sua nova temporada. Após uma primeira quinzena intitulado de BB: Zoom, o formato recebia finalmente os concorrentes na nova casa da Ericeira, tendo ficado logo marcado por algumas polémicas nos primeiros dias de competição. A par do Big Brother, o canal anunciou ainda a estreia de uma nova sitcom, intitulada de Ai A Minha Vida, além de ter feito mexidas na reposição de Morangos Com Açúcar que, após uma breve passagem pelas tardes de segunda a sexta-feira, e de posteriormente ter passado para as manhãs de fim-de-semana, a série deixou de ser emitida de forma definitiva.
De forma geral, e com um olhar pela cultura, foi um mês agridoce no que toca a decisões. Se por um lado os festivais de verão recebiam ordem oficial de cancelamento por parte do Governo, decisão que viria a prolongar-se até dezembro, por outro as salas de espetáculo e a vida cultura começava a retomar a sua atividade, recebendo ordem de reabertura. Deixem o Pimba em Paz foi o espetáculo responsável por dar início à era “pós-confinamento”, com duas sessões esgotadas no Campo Pequeno em poucas horas.
Maio ficou ainda marcado pelo regresso dos jogos da Primeira Liga de futebol em Portugal, pelo anúncio do evento Drive In Comic Con Portugal Sessions, pela realização simbólica da Serenata da Queima das Fitas de Coimbra (que se tornou na mais mediática de sempre), e ainda pelo encerramento das sessões diárias online do projeto Como é Que O Bicho Mexe, de Bruno Nogueira, que registou uma audiência superior a 100 mil espetadores na sua última sessão no Instagram, atingindo igualmente em menos de 1 semana mais de 1 milhão de visualizações nesta plataforma digital.