Revista do Ano 2020: Os destaques de abril

Com a pandemia e o estado de emergência a dominarem as atenções no mês de abril, destacamos outros conteúdos que marcaram esse mês, em mais uma edição nossa Revista do Ano.


A pandemia não deu tréguas, e nesse sentido os canais generalistas tiveram de se inventar e reinventar, de forma a oferecer aos seus telespetadores os melhores conteúdos. Começando pela RTP1, abril foi marcado pelas estreias de Jogo da Caixa, O Mundo Não Acaba Assim e ainda Alta Fidelidade, este último previamente preparado antes da era Covid-19. Houve ainda tempo para a transmissão do especial dedicado à Eurovisão, o Eurovision: Europe Shine A Light.

Passando pela SIC, abril trouxe até aos telespetadores novos programas dedicados ao confinamento. Pela primeira vez o canal emitiu o Festival de Circo de Monte Carlo nesta época do ano, de forma a colmatar a falha deixada pelos programas suspensos pelo covid-19. Destacamos também o formato Estamos Aqui, que marcou o regresso oficial de Alexandra Lencastre à apresentação, e ainda a nova temporada de Quem Quer Namorar Com o Agricultor?, que de forma inédita apostou numa agricultora como protagonista do programa.

Da SIC para a TVI, este foi sem dúvida o canal que mais mexeu com o mercado televisivo em abril. O mês foi marcado finalmente pela estreia da nova temporada do Big Brother, numa versão inédita e adaptada á pandemia, e que levou a que o canal TVI Reality voltasse a fazer parte da grelha de canais da operadora MEO . Houve ainda tempo para o regresso (falhado) dos Morangos com Açúcar à antena do canal, além do também regresso em formato especial de Espírito Indomável,  e ainda da estreia do novo programa a solo de Ana Guiomar. Foi também em abril que a comunicação social começou a avançar com os potenciais novos donos da TVI, que atravessava nesta época uma grave crise em todos os níveis, tendo sido colocada à venda pela Prisa, detentora do canal.

De forma geral, o mês de abril foi ainda marcado por novos projetos na carreira de Júlia Pinheira, que ditaram o seu regresso à rádio, além da suposta criação de um novo canal de televisão, o TV Fest, dedicado a apoiar artistas em tempo de pandemia. Pandemia essa que também levou à alterações nos canais Globo, com o canal Globo NOW a dar lugar ao Globo News, de forma a que o público em Portugal pudesse acompanhar os principais desenvolvimentos do vírus em terras brasileiras. Neste mês complicado, o público também se despediu do ator Filipe Duarte, que faleceu devido a um enfarte do miocárdio fulminante, tendo 46 anos de idade.


E para si? Quais foram os principais destaques do ano 2020?

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *