Quinta edição dos «PLAY: Prémios da Música Portuguesa» já conta com data de realização

A quinta edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa já tem data marcada para o dia 20 de abril, no Coliseu dos Recreios, para celebrar e premiar o que de melhor se fez na música nacional em 2022, com transmissão em direto e em prime time pela RTP1.


A maior festa da música portuguesa abre as suas portas a centenas de artistas e profissionais da música, para a entrega ao vivo dos 13 galardões referentes às 13 categorias a concurso e promete voltar a surpreender com atuações improváveis e únicas, juntando artistas de vários géneros musicais, num espírito de união da música portuguesa.

Os nomeados da edição deste ano serão conhecidos no próximo dia 15 de março em conferência de imprensa, na qual serão reveladas as obras e artistas nomeados nas categorias “Melhor Grupo”, “Melhor Artista Feminina”, “Melhor Artista Masculino”, “Melhor Álbum”, “Vodafone Canção do Ano”, cujos candidatos a concurso são determinados por critérios volumétricos de vendas e “air-play” de rádio e “Melhor Videoclipe”, “Prémio Lusofonia”, “Artista Revelação”, “Melhor Álbum Fado”, “Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita” e “Melhor Álbum Jazz”, categorias sujeitas a candidaturas. Este ano a organização recebeu mais de 500 candidaturas, sendo um recorde absoluto em 5 anos de existência dos Prémios PLAY.

Todos os vencedores serão conhecidos no dia da gala, 20 de abril, incluindo duas categorias não sujeitas a nomeação, o “Prémio Carreira”, atribuído por decisão dos promotores, Audiogest e GDA, e o “Prémio da Crítica”, decidido por um painel de jornalistas ligados ao sector da música.

Desde a segunda edição, em 2021, que os artistas e obras elegíveis são nomeados e votados pela Academia PLAY, constituída por mais de 300 profissionais, maioritariamente da indústria musical (agentes, managers, artistas, técnicos, produtores e promotores), da comunicação social e da sociedade civil. Todo o processo é escrutinado por uma auditora multinacional.

Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela SAPM – Associação Prémios da Música, uma entidade sem fins lucrativos, criada pela AUDIOGEST e pela GDA, que em Portugal representam respetivamente as editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes e os artistas, intérpretes ou executantes.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *