National Geographic assinala os 60 anos do assassinato de John F. Kennedy
Realizada por David Glover, vencedor de um prémio Emmy, juntamente com os realizadores vencedores de um prémio da Academia, Dan Lindsay e T.J. Martin, esta mini-série documental relaciona imagens de arquivo com depoimentos importantes de algumas das últimas testemunhas sobreviventes para criar um exame imersivo, minuto a minuto, deste dia crucial que mudou para sempre a história americana.
JFK: Um Dia na América apresenta filmagens recentemente coloridas e testemunhos dos que estavam no terreno em Dallas nesse mesmo dia. Para que as histórias pudessem ser documentadas por completo, o National Geographic entrevistou Clint Hill, um agente dos Serviços Secretos dos Estados Unidos destacado para Jackie Kennedy, que ficou famoso por ter saltado para o carro em movimento e tentado ajudar a Primeira Dama depois de terem sido disparados tiros; o agente dos Serviços Secretos Paul Landis, que estava na sua primeira viagem presidencial durante o incidente; o correspondente da Casa Branca Sid Davis, que estava na sala aquando da tomada de posse de Lyndon B. Johnson no carro.
As novas imagens coloridas incluem também as de Lee Harvey Oswald quando está sob custódia policial e quando é baleado ao ser transferido para a cadeia do condado. Ao longo de três episódios, desenrola-se um assassinato presidencial, uma caça ao homem em grande escala, o assassínio de um polícia e a morte do próprio homicida, dando a conhecer as múltiplas perspetivas, de uma forma totalmente inovadora.
JFK: Um Dia na América é o segundo capítulo da premiada série do National Geographic – Um Dia na América -, que reconta momentos cruciais da história dos Estados Unidos minuto a minuto, utilizando apenas imagens de arquivo exclusivas e testemunhos na primeira pessoa daqueles que estiveram presentes nos locais. O primeiro capítulo – 9/11: Um Dia na América – venceu o Emmy de Melhor Documentário Histórico em 2022.
A estreia está marcada para o próximo dia 05 de novembro.