Televisão

Gira Discos – Passado Além Fronteiras: Sex Pistols

Esta semana viajamos até à década de 70 para recordar juntamente com os nossos leitores em mais um Gira Discos os controversos Sex Pistols.

Foram os responsáveis por trazer o punk até ao mundo da música, e nem mesmo a curta carreira, que originou no lançamento de um único álbum de originais, levou a que o mundo se esquecesse deles. Os Sex Pistols surgiram no panorama musical em 1975, nos subúrbios de Londres, e desde o seu início que foram os responsáveis por muitas controvérsias, sendo os principais oposionistas contra a política social que se praticava nessa época, algo que se repercutiu bastante pelos fãs da banda e um pouco por todo o mundo.

          Leia também: Gira Discos – Passado Além Fronteiras: Shania Twain

Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock são os responsáveis pela formação original, tendo Matlock sido substituído em 1977 por Sid Vicious. Desde os primeiros concertos que deram que rara era a vez em que não havia confusão nos seus espetáculos devido à forte personalidade do grupo, igualmente embalada pelos excessos de drogas e álcool tal como a fama que conquistaram em poucas semanas.

sex-pistols

Tal sucesso levou a que dezenas de bandas fossem criadas inspiradas no sucesso do Sex Pistols, mesmo sem nenhum disco lançado. O único álbum de originais surgiu em 1977, o Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols, mas tal lançamento também não ficou livre de fortes divergências entre as editoras: tanto a EMI como a A & M assinaram contrato com o grupo, mas as confusões associadas ao mesmo levaram a que fossem igualmente “despedidos”, tendo a gravação ocorrido apenas com a editora Virgin, a dar assim luz verde ao projeto.

Entre polémicas e mais polémicas, o grupo decidiu separar-se após uma mini-digressão pelos Estados Unidos em 1978, por deciisão mútua dos vários elementos. Vicious morreu um ano mais tarde devido a uma overdose de heroína, e a partir dessa época os Sex Pistols apenas voltaram a realizar algumas aparições pontuais no decorrer dos ano até à atualidade.

[youtube id=”yqrAPOZxgzU” width=”620″ height=”360″]

Entre 2007 e 2008 os Sex Pistols fizeram uma reunião especial para comemorar os 30 anos de lançamento do álbum, com Portugal a receber essa digressão especial no festival Paredes de Coura em 2008.

Outras Notícias