Casa e Cozinha lança novo livro baseado no programa “Cozinha de Chef”
Figurantes de televisão sem receber
Os figurantes que animam diversos programas televisivos estão indignados por não serem pagos pelos trabalhos que fazem. Segundo avança um dos colaboradores da empresa Tripé Visual, agência de figuração, «Fazemos os trabalhos de figuração para as televisões, mas não somos pagos», diz acrescentando que «por vezes são incorrectos connosco. Os figurantes são vistos como ‘mulas de carga’. E até com as refeições não há cuidado. Comem todos primeiro, os figurantes são os últimos».
Pedro Azevedo, responsável pela Tripé Visual, justifica a situação dizendo que «infelizmente, há clientes que demoram a fazer os pagamentos e isso atrasa a contabilidade. Mas nunca ficámos a dever dinheiro a ninguém. Sempre pagámos a toda a gente, demoramos é um pouco mais. Em vez de três, quatro meses, às vezes demoramos cinco ou seis»
Ainda assim alguns dos figurantes avançaram ao Correio da Manhã que «sabemos que já receberam dos clientes (TV), mas não nos pagam. É pura má vontade». O jornal avança ainda que só agora estão a ser pagos trabalhos de 2010.
5 Comentários
[…] Figurantes de televisão sem receber […]
Actualização (Janeiro de 2013):
Afinal parece que o crime deixou de compensar, pois quando parecia que tinha entrado na moda de abrir agências de figuração, receber das produtoras, não pagar as pessoas (Figurantes), tratar toda a mão de obra como algo descartável, estar uns tempos a trabalhar até sacar umas massas, meter o máximo de dinheiro ao bolso e depois simular uma falência (sim, porque as personalidades continuavam a andar por ai…) deixou de compensar.
O senhor Pedro Azevedo da ”’Tripé Visual”’ lixou-se. Depois de ter sido amplamente divulgado que ele não estava a pagar às pessoas e de tal facto ter chegado ao conhecimento das produtoras ele ficou sem trabalho! Agora ninguém lhe adjudica trabalhos a ele nem a agência dele.
Actualização (Janeiro de 2013):
Afinal parece que o crime deixou de compensar, pois quando parecia que tinha entrado na moda de abrir agências de figuração, receber das produtoras, não pagar as pessoas (Figurantes), tratar toda a mão de obra como algo descartável, estar uns tempos a trabalhar até sacar umas massas, meter o máximo de dinheiro ao bolso e depois simular uma falência (sim, porque as personalidades continuavam a andar por ai…) deixou de compensar.
O senhor Pedro Azevedo da ”’Tripé Visual”’ lixou-se. Depois de ter sido amplamente divulgado que ele não estava a pagar às pessoas e de tal facto ter chegado ao conhecimento das produtoras ele ficou sem trabalho! Agora ninguém lhe adjudica trabalhos a ele nem a agência dele.
Viva,
Eu quero só dar mais uma achega aos comentários anteriores:
O Sr. Pedro Azevedo, responsável pela Tripé Visual, diz que não pode pagar aos figurantes porque “infelizmente” as produtoras também não lhe pagam a ele. Mas se é assim (vamos fazer de conta que é verdade), ainda ficam por explicar as seguintes questões, como segue:
1- Será que é mesmo verdade que as produtoras demoram 2 (dois) anos a pagar ao Senhor Pedro, como é o caso de muitas das dívidas que ele tem com algumas das pessoas? (Não acredito, pois estão agora a aparecer no mercado novas agências de figuração que pagam na hora, e não me parece que estas novas agências, além do investimento inicial que qualquer negocio requer, tenham uma fabrica de notas em casa para conseguirem pagar às pessoas a tempo e horas e é só ao senhor Pedro é que as produtoras ficam a dever!)
2- Se, como as coisas estão, e com a concorrência que vai ai entre as agências a baixarem os cachets dos figurantes, só para ganharem os concursos, e/se o senhor Pedro esta no mercado faz mais tempo, conhecendo e sabendo portanto melhor quais são as produtoras que pagam atempadamente e as que se atrasam, porque “raio” de motivo o senhor Pedro continua a trabalhar para essas produtoras que ele já sebe que não pagam, (ou se atrasam)???! O senhor Pedro ou é Burro, ou anda a gozar com a figuração! Pois se ele fosse esperto, quando tivesse pedidos dessas tais agências (que não pagam ou se atrasam) porque motivo continua a responder as solicitações deles, e não deixa então os trabalhos (ditos batatas quentes ou escaldantes que queimam quem lhe pagar!) para a concorrência (outras agências). Pelo que, mais uma vez, não posso acreditar no argumento de que são as produtoras que não pagam. Ou então o senhor Pedro é um grande Tó-TÓ!
3- Será que ele (Sr. Pedro), ou as produtoras que supostamente não lhe pagam, mas continuam a encomendar trabalhos, querem correr o risco de num programa em directo, ocorrer uma manifestação espontânea da assistência, e que se saiba ali em directo quem é que deve o que a quem, se é a produtora ao senhor Pedro, se é o Senhor Pedro que é desorganizado e não sabe fazer contas….????
Sem Mais.
Ass.: (mais) Um Figurante da Figurante de Tripé que trabalha sem receber!
Viva,
Confirmo que é verdade tudo o que colega, amigo o senhor Anselmo Oliveira diz, e acrescento ainda que faço parte de um grupo de pessoas, que estamos a ser enganados, e a situação que queremos denunciar é exactamente esta, como se descreve abaixo. E para tal estamos a aproveitar a notoriedade de sites como o vosso e que estejam dispostos a ajudar-nos, para evitar que todos os dias apareçam mais pessoas novas que vão e estão a ser enganadas como nos.
Não é cooperativismo nem nada que se pareça, as pessoas que se informem! Estão a aproveitar-se da crise de desemprego, como têm muita oferta, acham que tudo é descartável, e cada dia que passa são mais pessoas novas que caem na armadilha para serem enganadas.
A situação que eu tenho para denunciar é de três agências de figuração, em Portugal que não pagam, como segue:
1- Na Tripé Visual: Só se pode passar o Recibo Verde depois de ter pelo menos três a seis meses de trabalho, portanto só ao fim de pelo menos 90 dias é que se pode ir lá passar o recibo Verde. Depois de ir lá passar o recibo verde, fica-se pelo menos mais um ano à espera de que ponham o dinheiro na conta. Se não for mais…, Como acontece com algumas pessoas que já estão faz quase dois a trabalhar sem receber. Mas as pessoas é que sabem, se não se importarem de trabalhar, passar fome e frio e ainda ouvir desaforos e tudo isto, de borla…!!!! É com vocês.
2- A Unique Style: Só podes (podias) ir lá marcar o pagamento passados seis meses depois de teres feito o trabalho. Quando marcas (marcavas), dizem-te que depois te ligariam de volta a dizer o dia em que poderias ir lá passar o recibo. Há pessoas que estiveram outros seis meses à espera que lhe marcassem o dia. Mas, e no Entretanto, a Unique Syte Faliu. E ficou toda a gente a arder com os trabalhos que fez para eles. Se ainda duvidam, experimentem a passar na morada deles (Rua do Conde Redondo 139) e reparar bem nos autocolantes que estão do lado de fora,
de um lado e do outro da entrada do prédio, e o que dizem)!!!
3- Crowed: Vai pagando mais ou menos, há algumas pessoas que se queixam de não receber, por exemplo como teve recentemente uns anúncios com muita (mesmo muita malta) e resolveram estipular que por mês só pagam a x pessoas, estão a ver, a N malta que participou nos anúncios (mesmo muito maralhal), agora tem que estar n meses à espera até que chegue a vez deles. Aqui o problema parece não ser a falta de dinheiro, mas sim o ser muita malta, e o facto de eles terem fixado que só pagavam a n gajos por mês.
Mas força, sigam em frente, que mão de obra barata é precisa, para por em contas bancárias abertas em nome dos pais, para comprar carros de alta cilindrada e quintas no Alentejo!!!
Cumprimentos e obrigado pela vossa atenção e ajuda.
Miguel (Nome fictício)