Eurosport transmite a edição 2023 dos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada
De 20 a 24 de setembro, cumpre-se mais uma edição dos Campeonatos da Europa de Ciclismo de Estrada e o Eurosport garante a transmissão, em direto, de 10 horas deste emocionante evento.
Drenthe, nos Países Baixos, reúne centenas de corredores do ‘Velho Continente’ e Portugal apresenta-se com um contingente composto por 19 ciclistas.
Nos homens há seis ciclistas de elite: André Carvalho (Cofidis), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Nelson Oliveira (Movistar). Os seis vão competir na prova de fundo, marcada para o dia 24, enquanto os representantes no contrarrelógio, dia 20, são Ivo Oliveira e Nelson Oliveira.
Já a equipa de sub-23 contará com o vice-campeão mundial desta categoria, António Morgado, que será acompanhado pelo colega de equipa na Hagens Berman Axeon Gonçalo Tavares, por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). O quarteto alinha na prova de fundo, dia 22, dois dias depois de Morgado e Tavares competirem no contrarrelógio.
Os juniores portugueses, que só participam na prova de fundo, a 23, são Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), José Miguel Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Manuel Marques (ABTF Betão/Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola).
Nas mulheres, Maria Martins (Fenix-Deceuninck) será a representante de Portugal na prova de fundo para a elite feminina no dia 23. Portugal conta ainda com a dupla da Bizkaia Durango Beatriz Pereira e Daniela Campos na prova de fundo para sub-23, no dia 22. Dois dias antes, Daniela Campos vai também competir no contrarrelógio individual.
A Seleção Nacional compete na prova de fundo para juniores femininas, no dia 24, com Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade).
Os contrarrelógios individuais correm-se todos no dia 20, em Emmen. A prova masculina de elite terá 29,5 quilómetros. Já as provas de fundo têm partidas de diferentes localidades, terminando todas no Col du VAM, entre o dia 22 e a 24.