Concerto «Gisela e o Fado» é emitido na RTP1
Um concerto que reflete uma viagem à história do fado.
O Fado é muito mais que um género musical, é uma atitude perante a vida! Com a sua arte, Gisela João coloca a cereja no topo do bolo da tradição única do Fado: moderna e ao mesmo tempo idiossincrática, interpreta o estilo musical português e respira com ela uma forma única de melancolia e esperança. Gisela João cria um concerto que reflete o que considera ser uma viagem transversal à história do fado, tudo através das suas referências musicais.
Com este concerto apresenta a intemporalidade deste género musical. “O Fado é sempre contar algo sobre a vida das pessoas, seja em 1940 ou em 2023″, afirma. Como tradução do quotidiano, não pode ter prazo e está em constante mudança; é um conceito circular e é isso que Gisela demonstra neste concerto.
Com músicas como Maldição, Louca, Meu Amigo Está Longe, Que Deus Me Perdoe e muitas outras, gravadas na arquitetura única da Antiga Fundição de Oeiras, perto de Lisboa, Gisela João abre caminhos futuros através do passado, propondo uma autobiografia musical que começa em Portugal e pode ser vista por toda a Europa.
O espetáculo é emitido esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em exclusivo na RTP1 pela meia-noite.