Eurosport e MAX transmite a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista
Canais generalistas produziram mais de 23 mil horas de conteúdos nacionais em 2023
Uma análise dos dados da MediaMonitor relativos ao país de produção dos programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI ao longo do ano 2023 permite verificar como a produção nacional liderou a oferta destes canais.
Durante o ano, mais de dois em cada três minutos de emissão foi relativo a programas produzidos em Portugal, que representaram 67.2% da oferta, num total de 23 553 horas em 72 mil programas, o que equivale a uma média de quase 20 minutos por programa.
Os programas produzidos em outros países da União Europeia foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 8.8% da grelha, seguidos por programas de produção conjunta, que representaram 2.7% da oferta. No conjunto, estas três origens significaram 78.8% do tempo de emissão destes canais no período em análise.
Estes pesos foram diferentes entre os quatro canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com 42% de programas de produção nacional e 32% de outros países da União Europeia. Na RTP1 a programação nacional teve um peso superior, de 79%, seguida da TVI, com 77% e da SIC, com 71%.
Os dados da MediaMonitor mostram ainda que 29% da produção nacional passou na RTP1, 90% da produção de outros países da UE foi emitida pela RTP2, 74% dos programas brasileiros passaram na SIC e 34% daqueles com origem nos EUA foram oferecidos pela TVI.