Cabo Televisão

«The Lost Women of NXIVM» é o documentário do Investigation Discovery

As causas misteriosas que envolveram a morte e o desaparecimento de quatro mulheres membros do culto NXIVM está na base do novo documentário de duas horas que o canal Investigation Discovery estreia no dia 26 de janeiro.

A ascensão e queda de Keith Raniere e do agora extinto culto NXIVM é um dos maiores e mais perturbantes escândalos da nossa Era. Aquilo que começou como uma suposta organização de autoajuda transformou-se num sombrio mundo de segredos, lavagem de dinheiro e exploração sexual, tudo a mãos do seu fundador Keith Raniere. Raniere foi o líder desta autointitulada organização de marketing multinível criada em 1998 com o objetivo de ajudar pessoas a evoluir a nível pessoal e profissional. No entanto, o que começou como um projeto de desenvolvimento pessoal descambou num culto sinistro com contornos criminosos. Mulheres marcadas fisicamente, violência psicológica, segredos, extorsão, exploração sexual e lavagem de dinheiro são algumas das acusações feitas por alguns antigos membros do NXIVM que viveram de perto o quotidiano da organização com base em Albany, nos EUA.

Frank Parlato, antigo consultor de comunicação do NXIVM, foi o primeiro a denunciar as supostas ilegalidades cometidas por Raniere. Por questionar o desaparecimento de dinheiro acabou despedido. Mas, após “bater com a porta” ao NXIVM, Parlato continuou a procurar respostas para as suas questões e enveredou por uma carreira de jornalista de investigação. Atualmente procura saber as circunstâncias em torno das mortes trágicas e desaparecimento misterioso de quatro mulheres do culto todas com ligações próximas ao próprio Raniere.


Leia também: «Midsomer Murders» com novos episódios no FOX Crime

Com acesso exclusivo aos membros do antigo círculo íntimo de Raniere, alguns dos quais falam pela primeira vez enquanto outros preferem permanecer anónimos por questões de segurança, Parlato conduz os espectadores numa investigação de duas horas na qual questiona algumas das conclusões óbvias e apresenta outras vias de investigação. Em The Lost Women of NXIVM, a investigação de Parlato começa com o caso e Kristin Snyder, misteriosamente desaparecida a 6 de fevereiro de 2003, em Anchorage, no Alasca, depois de ter sido excluída à força de um dos Programas de Sucesso para Executivos da organização, supostamente devido a comportamento irregular. O carro de Kristin apareceu abandonado no dia seguinte na berma de uma estrada em Seward, uma cidade costeira, a mais de duas horas de distância. Dentro da viatura, as autoridades depararam-se com uma aparente nota de suicídio com a seguinte mensagem: “Não precisam de procurar o meu corpo”. O mistério sobre o paradeiro de Kristin Snyder permanece até hoje.

Numa entrevista exclusiva ao ID, Parlato falou com a esposa de Snyder, Heidi Clifford, que fez uma revelação impressionante. Snyder estava grávida de Raniere no momento de seu desaparecimento. Parlato rapidamente descobre que apenas alguns meses antes de Snyder desaparecer, Gina Hutchinson, uma mulher de 33 anos, tinha sido encontrada morta também devido a um aparente suicídio. Em entrevista a Parlato, Heidi Hutchinson, revelou a ligação íntima da irmã com o líder do culto.

Uma outra mulher do culto, sobrevivente de cancro, cedeu uma amostra de cabelo de quando estava doente e confirmou as suas suspeitas. Os resultados da análise revelaram a níveis extraordinariamente elevados de Bário e Bismuto, químicos encontrados em veneno para ratos, de acordo com o especialista entrevistado. Revelações adicionais em The Lost Women Of NXIVM incluem a primeira entrevista gravada com Kristin Keeffe, na qual revela tudo sobre o seu relacionamento de 24 anos com Keith Raniere. É uma das muitas mulheres que Raniere engravidou, mas, ao contrário de dezenas de outras, não foi forçada a praticar um aborto. Quando o filho tinha 7 anos, Keeffe fugiu e andou escondida por temer pela sua segurança. “O momento em que percebi que tinha de partir foi quando percebi que o Keith era uma psicopata…ele estava deliberadamente a tentar destruir as pessoas”, afirmou Keeffe.

O programa conta ainda com relatos de Susan Dones, uma antiga treinadora do NXIVM; Neil Glazer, advogado dos sobreviventes do NXIVM; Rick Ross, especialista em grupos extremistas; Dra. Jana Lalich, socióloga, ex-consultora do NXIVM; e muitos mais. Keith Raniere liderou o NXIVM, a autointitulada organização de marketing multinível criada em 1998 com o objetivo de ajudar pessoas a evoluir a nível pessoal e profissional em Albany, nos EUA. Atualmente Raniere enfrenta uma pena nunca inferior a 15 anos depois de ter sido condenado de tráfico sexual e extorsão. Outros membros de seu círculo íntimo, incluindo a atriz da série ‘Smallville’ Allison Mack e a herdeira Clare Bronfman, também se declararam culpadas de vários crimes relacionados com o NXIVM.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados