Odisseia estreia documentário sobre abusos dos direitos humanos na China

Vencedor de um BAFTA 2020, o canal Odisseia estreia em exclusivo em Portugal o documentário Undercover: No interior do Gulag Digital da China, para dar a conhecer a magnitude dos abusos aos direitos humanos na China.

Calcula-se que o governo chinês mantém mais de um milhão de muçulmanos em campos de reeducação, sem julgamento, sendo o maior processo de detenção de um grupo étnico, desde a Segunda Guerra Mundial. Outros doze milhões vivem numa prisão aberta, como lhe chamam os ativistas, como parte de uma espécie de laboratório humano, no qual as empresas tecnológicas chinesas criaram o estado de vigilância mais sofisticado do mundo. Uma equipa de investigação, a trabalhar clandestinamente, foi à região de Xinjiang para avaliar a magnitude dos abusos aos direitos humanos, entrevistando, entre outros, um funcionário do governo chinês, muçulmanos uigures, altos cargos de empresas de tecnologia e um responsável pela área da segurança.

No local, reúnem evidências do trabalho do governo chinês com empresas de tecnologia, revelando uma nova forma de governação que está a controlar os cidadãos, desafiando a liberdade humana e a democracia liberal. O documentário segue as vítimas deste novo sistema, analisando a estratégia mais ampla que o governo chinês parece estar a executar em Xinjiang, ameaçando a própria sobrevivência da cultura uigure e muçulmana na China. A estreia deste documentário acontece em exclusivo no canal Odisseia nesta quinta-feira, 27 de agosto, às 22h30.


  • Leia também:

«Agentes Infiltrados» é o especial do FOX Comedy para setembro

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor e Gestor de conteúdos e redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, estando integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *