Cabo Televisão

Novela «O Clone» está de regresso a Portugal

Depois de transmissão original na SIC no início do milénio, quase 20 anos depois O Clone regressa a Portugal para nova emissão na televisão.

Um amor proibido, as dúvidas éticas em torno da clonagem humana e o drama da dependência química são alguns dos temas que permeiam a apaixonante e intensa novela O Clone, vencedora de vários prémios e aclamada pela crítica. O romance entre Lucas, interpretado por Murilo Benício, e Jade, aclamada personagem de Giovanna Antonelli, durante a década de 80, em Marrocos, e vinte anos depois, no Rio de Janeiro, é o pano de fundo da trama, que tem estreia marcada para o dia 09 de dezembro, às 22h10, na Globo.

A história começa quando Jade, uma mulçumana nascida e criada no Brasil, é obrigada a mudar-se para Marrocos após a morte da mãe, Sálua. A jovem passa a viver todos conflitos de adaptação a uma cultura tão diferente da sua. Nessa terra distante, Jade conhece o brasileiro Lucas, que está em viagem pelo país na companhia do irmão gémeo, Diogo, do pai Leônidas, da namorada do pai, Yvete e do cientista Albieri. Lucas e Jade apaixonam-se à primeira vista e estão dispostos a enfrentar todos os obstáculos pelo amor que os une.


Leia também: Prémios Quinto Canal 2019: Os destaques da área da MÚSICA

Enquanto Lucas e Jade vivem o romance proibido, Diogo decide voltar para o Brasil após uma discussão com o pai. Mas uma tragédia inesperada acontece e Diogo morre num acidente de helicóptero, um acontecimento que altera a vida de todas as personagens da trama. A morte do afilhado incentiva o Dr. Albieri a concretizar um antigo sonho: a experiência da clonagem humana. A partir de células de Lucas, o cientista faz o primeiro clone humano, batizando-o de Leandro.

A história, assinada por Glória Perez traça um painel sobre a busca de identidade. A questão está presente na dualidade da protagonista Jade, que vive dividida entre as culturas ocidental e oriental; na relação de dependência dos gémeos Lucas e Diogo; na crise existencial do clone Leandro, que sofrerá a angústia de tentar descobrir o seu lugar no mundo; e também na fragmentação das personagens Mel e Nando, causada pelo envolvimento com drogas.

Artigos Relacionados