Cabo Televisão

Novela «Liberdade Liberdade» está de regresso a Portugal

Depois da exibição original na SIC entre 2016 e 2017, a novela Liberdade Liberdade está de regresso a Portugal, mas desta vez pela mão do canal Globo.

Nas veias de Joaquina corre o mesmo sangue de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Em 1792, Tiradentes é considerado um traidor da Coroa Portuguesa. Como filha deste homem, Joaquina carrega consigo o peso de ser descendente de um condenado à forca. Porém, também carrega o olhar sonhador e a admiração pelo pai que, para ela, é o seu herói. Este é o ponto de partida da novela Liberdade, Liberdade, que tem estreia marcada para o dia 13 de janeiro, às 23h20, na Globo.

Após a morte de Tiradentes e de Antônia, Joaquina é resgatada por Raposo, até então simpatizante pela luta dos inconfidentes. Ao ver Joaquina a testemunhar a morte do próprio pai, o homem fica sensibilizado com o sofrimento da criança e leva-a para Portugal. Lá, a menina passa a chamar-se Rosa, para despistar os que ainda perseguiam os inconfidentes e desprezavam os seus descendentes. Em terras lusitanas, Raposo cria-a como uma filha e ensina tudo o que sabe Rosa. Apesar de um dia ter apoiado a luta dos inconfidentes, Raposo deve tudo que tem à coroa portuguesa. Tornou-se um importante fidalgo pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real. Anos depois, quando os nobres vêm para terras brasileiras, sente-se na obrigação de voltar ao país.


Leia também: SIC aposta em «Amigos Improváveis» também no domingo

A chegada de Raposo ao Rio de Janeiro chama a atenção de todos. Ele vai acompanhado pelo filho André e por Rosa – ou Joaquina –, que desperta os sentimentos de muitos pela ousadia, bravura e beleza. É no Brasil que ela se confronta com a sua história ao descobrir mais sobre o pai biológico, sobre os inconfidentes, sobre as diferenças sociais e as agressões aos menos afortunados ocorridas neste país, sobre as opiniões de Raposo em defesa da coroa. É na sua terra natal que também descobre o amor, a luta e as consequências que as escolhas têm na vida de uma pessoa.  Liberdade, Liberdade é uma novela escrita por Mario Teixeira, baseada no argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz. No elenco constam ainda nomes como Bruno Ferrari, Nathalia Dill, Mateus Solano, Ricardo Pereira, Joana Solnado, Lília Cabral, Maitê Proença e Zezé Polessa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.