Cabo Televisão

«Falas da Terra» é o novo especial do canal Globo

A riqueza cultural dos mais de 300 povos existentes no Brasil, que falam aproximadamente 200 línguas diferentes será destacada em Falas da Terra.


Este novo especial do canal Globo pretende lançar luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, fazendo simultaneamente um resgate histórico de valorização das suas culturas. Através de depoimentos feitos na primeira pessoa, o programa mostra histórias de vida e de luta do povo que deu origem ao Brasil, das conquistas fora da floresta e ainda as várias maneiras de ser indígena, o especial vai para o ar no dia 25 de abril, às 12h30, na Globo. A exibição do programa surge dias depois da celebração do Dia do Índio no Brasil, que acontece a 19 de abril.

 Além dos depoimentos, os bastidores desta produção e todo o processo de criação merecem destaque, pois a participação de profissionais indígenas foi fundamental. Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas, escritor e organizador da Aliança dos Povos da Floresta, além de ser um dos convidados a contar a sua história, é também consultor de Falas da Terra. Ele participou na escolha das personagens e na criação do projeto. Além dele, Ziel Karapató, artista e ativista; Graciela Guarani, cineasta; Olinda Tupinambá, jornalista e documentarista; e Alberto Alvarez, cineasta e realizador fizeram parte da equipa indígena que participou neste especial.


GIVEAWAY: 9 Anos Sempre Consigo | Participe e ganhe 1 pack Odisseias


Os cinco foram fundamentais para trazer o olhar indígena para o conteúdo, através de sugestões, comentários, escolha das personagens e condução da conversa no set, de forma a que os temas trazidos por cada um fossem explorados ao máximo. O público conhecerá a história não só de quem vive afastado da cidade, perto da natureza, mas também de quem vive em grandes centros urbanos, sem deixar para trás as suas crenças, costumes e tradições. Neste especial serão apresentados médicos, artistas, biólogos, escritores premiados e youtubers, entre outras profissões. 

Ao todo, serão 21 depoimentos que trarão informações sobre a preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos, proteção do meio ambiente e da vida, respeito pela diversidade, histórias de resistência e ativismo, demarcação de terras, invasão de territórios demarcados, preservação das florestas, importância da literatura para ajudar à consciencialização, entre outros temas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.