Discovery celebra o Dia Mundial da Água com emissão especial

A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água, uma iniciativa global que nasceu há 30 anos com o objetivo de sensibilizar para a importância de cuidar do chamado ouro líquido para a vida dos seres humanos e das espécies na Terra.


O Discovery Channel junta-se à celebração com um programa especial para a noite de terça-feira, 22 de março, que se centra nas terríveis consequências da ação humana que estão a contribuir para a escassez deste bem precioso. A água é um bem escasso e complexo e muitos esforços têm sido feitos para conter o uso excessivo de água no Ocidente, mas será que tomar duches mais curtos e arrancar a relva fará realmente a diferença? Embora as recentes condições de seca tenham diminuído o outrora poderoso rio Colorado (a fonte da grande maioria da água da parte ocidental dos E.U.A.), os especialistas interrogam-se agora se a escassez mais grave terá sido causada não pelas condições meteorológicas ou pelas escolhas dos consumidores, mas por políticas míopes e por um planeamento deficiente.

Durante anos, os Estados Unidos Ocidentais têm vindo a sofrer uma grave seca que só agrava a crise subjacente da água resultante do sobre desenvolvimento, do seu uso indevido, da corrupção e dos caprichos da história. Para assinalar este dia especial, o canal está a transmitir o documentário A Grande Seca no Colorado, produzido em colaboração com a organização jornalística de investigação sem fins lucrativos Pro Publica, que examina as causas e consequências do desastre hídrico que se avizinha e que propõe algumas soluções inovadoras.

Dos premiados cineastas Rob Epstein, Jeffrey Friedman, Barbara Kopple, Alan e Susan Raymond, e do realizador Jesse Moss, este documentário é um vislumbre da grave escassez de água provocada pelo homem que ameaça a própria existência do Ocidente americano. Apresentado em parceria com a Pro Publica e baseado na série premiada do repórter Abrahm Lustgarten com o mesmo nome, o documentário apresenta a triste realidade de que 40 milhões de americanos poderão em breve ficar sem água suficiente e propõe soluções inovadoras para preservar este precioso recurso para as gerações futuras.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor e Gestor de conteúdos e redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, estando integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.