Cabo Televisão

«Cine Holliúdy» é a última grande estreia do ano na Globo

A poesia vai invadir a Globo com a estreia da série Cine Holliúdy, inédita em Portugal, no dia 30 de dezembro. Inspirada no filme homónimo de Halder Gomes, a trama de dez episódios traz de volta o humor regional através da história de Francisgleydisson, um homem sonhador, apaixonado por cinema, e que luta para manter viva a sétima arte no interior do Ceará.

Com uma história inédita e independente do filme, a série, que será exibida de segunda a sexta-feira, às 23h20, possui novos personagens e uma nova dramaturgia. “Temos o argumento do filme do Halder e temos o Francisgleydisson, que é uma joia de personagem. Mas estamos inseridos em outro contexto. Na série, o cinema entra forte na ‘briga’ com a televisão e damos espaço para a produção de filmes do Francis, uma verdadeira homenagem à sétima arte”, explica a diretora artística Patricia Pedrosa. 

Francis é dono da única – e apetrechada – atração cultural da cidade fictícia de Pitombas: o Cine Holliúdy. O local é capaz de aglomerar os habitantes em filas para assistir aos seus filmes. Ao lado do seu parceiro de trabalho e fiel escudeiro Munízio, um verdadeiro “Sancho Pança” do sertão, Francis vê o seu faturamento cair na bilheteria após o prefeito Olegário, atendendo às vontades da primeira-dama, Maria do Socorro, e da sua enteada Marily, colocar um aparelho de televisão em plena praça pública. A partir desse momento, os moradores de Pitombas passam a preferir os romance de novelas aos filmes. 


Leia também: «Variações» representa Portugal nos Prémios Ariel 2020

Para voltar a conquistar o seu público, Francis desdobra-se para tornar o seu cinema mais atraente. Ele tem no ADN algo que é comum ao brasileiro: a arte de se reinventar, de se reerguer e de fazer graça até na desgraça. É capaz de cair e levantar com um sorriso no rosto e uma ideia mirabolante. A sua vida é igual a uma rapadura: dura, mas doce. E o seu coração acelera quando vê a bela Marylin. Com nome de atriz de cinema, cabelos platinados esvoaçantes e um nariz empinado, a enteada de Olegário chega de São Paulo a contragosto, sem saber que pode ajudar a mudar o rumo da história. 


Já que o povo não quer mais saber dos filmes estrangeiros exibidos no Cine Holliúdy, Francis decide produzir as suas próprias obras. Tudo sem planeamento, roteiro ou falas, apenas na base do improviso. E há filmes para todos os gostos. Ficção cientifica, terror, ação, faroeste e até filmes de luta. Será que os habitantes de Pitombas vão voltar a apaixonar-se pelo cinema?
Cine Holliúdy conta com ainda com as participações especiais de Ney Latorraca, Chico Diaz, Miguel Falabella, Ingrid Guimarães, Falcão, Tonico Pereira, Bruno Garcia, Rafael Infante, Rafael Cortez, entre outros.

Outras Notícias