Cabo Televisão

Canal História estreia «II Guerra Mundial: Até à Vitória»

A série documental, assinala o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e retrata em profundidade, ao longo de seis episódios, a corrida à vitória final e a supremacia pós-guerra, culminando com o Dia da Vitória na Europa, a 8 de maio de 1945.

Por ocasião do 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o canal História estreia em setembro, nomeadamente nos dias 02, 09 e 16, a partir das 22h15, a série documental II Guerra Mundial: Até à Vitória, em episódio duplo, recordando uma das corridas mais emocionantes da História. Esta série documental, ao longo de seis episódios, analisa cronologicamente como e porquê a aliança central entre a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética foi formada, conduzindo à Segunda Guerra Mundial, retratando em profundidade a corrida à vitória final e a supremacia pós-guerra, culminando com o Dia da Vitória na Europa, a 8 de maio de 1945.

II Guerra Mundial: Até à Vitória incide nas batalhas pessoais entre os líderes de guerra Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Joseph Stalin, e traz a luz às batalhas de bastidores travadas entre esses homens – a guerra por trás da guerra. O trio manobrou e lutou para exercer a sua vontade uns sobre os outros, para vencer o conflito nos seus termos e impor as suas ideologias concorrentes sobre o que restava da Europa. Esta relação entre os três líderes foi, apesar da sua oposição aliada à Alemanha nazi de Adolf Hitler, marcada desde o início pelo engano, suspeita e desconfiança. A Segunda Guerra Mundial e as suas consequências foram moldadas longe dos campos de batalha, à porta fechada, por um pequeno número de homens que poderiam igualmente ter sido inimigos com base nas suas ideologias e crenças conflituosas.

A série centra-se nos momentos e locais críticos em que a Segunda Guerra Mundial foi ganha e perdida. Não foi apenas uma corrida para derrotar as potências fascistas do Eixo, mas também para ganhar território, criar alianças e ganhar o direito de moldar o mundo do pós-guerra. Cada episódio começa com um momento decisivo na guerra – por vezes uma grande vitória, como El Alamein e Estalinegrado, por vezes um momento de horror ou vergonha, como o ataque a Pearl Harbor ou o massacre em Katyn – depois um retrocesso para explorar: quem conspirava? quem estava a apunhalar pelas costas? quem estava a fazer concessões? como foi a transferência de poder entre os Três Grandes Líderes? Além disso, as entrevistas com historiadores e militares e figuras políticas da atualidade dão à série uma relevância contemporânea.


  • Leia também:

Segunda temporada de «Gordon Ramsay: Uncharted» estreia em Portugal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.