12 anos de Quinto Canal | 12 momentos marcantes da televisão
No dia em que o Quinto Canal celebra o seu 12º aniversário, recordamos 12 grandes momentos da televisão portuguesa que marcaram gerações ao longo dos últimos anos.
Embora o Quinto Canal conte com diversas áreas no seu ADN, é sem dúvida a televisão que capta a maior atenção e a maior curiosidade junto dos nossos leitores.
Nesse sentido, e no dia em que celebramos 12 anos deste grande projeto, decidimos apresentar um artigo especial, com 12 momentos que marcaram a atualidade televisiva dos últimos anos, por diversas razões, das mais sérias às mais divertidas, do futebol à ficção, sem esquecer a cultura e a atualidade do país e do mundo.
Junte-se a nós nesta viagem, e não se esqueça de deixar a sua opinião sobre estes momentos nas nossas redes sociais 😉
1. Nascimento da RTP (1957):
Contando já com emissões regulares de rádio desde os anos 30, foi na década de 50, mais concretamente em março de 1957, que se iniciaram as primeiras transmissões televisivas para todo o país através da RTP1, aquela que é ainda hoje a única estação pública em Portugal, e responsável por dar uma nova forma de entretenimento à população, pioneira até à data no nosso país.
2. Herman José e O Tal Canal (1983):
O entretenimento é responsável por grande parte da programação dos canais generalistas nos dias de hoje, algo que se mantém desde o lançamento do primeiro canal de televisão em Portugal, a RTP. Herman José, um dos maiores humoristas em Portugal, foi responsável pela condução de vários programas do géneros, com o humor sempre bem presente.
Influência de muitos humoristas da geração mais jovem, Herman José foi responsável pelo mítico O Tal Canal. Embora o programa tenha durado pouco mais de um ano na grelha de programação da RTP, ainda hoje é saudosamente recordado pela ousadia e pela forma como era feito o humor em Portugal até à data, que era algo “tímido” face aos dias de hoje, ou não tivesse sido o formato realizado numa era que ainda era considerada “pós 25 de abril”.
3. Nascimento da SIC e TVI (1992 e 1993):
Vários anos após o povo português ter ganho o hábito de ver televisão, graças à RTP, foi a vez de nascerem da década de 90 os primeiros canais privados em Portugal, trazendo concorrência e uma nova vida à caixa mágica. Em outubro de 1992 foi a vez da SIC, seguindo-se em fevereiro de 1993 a TVI.
A chegada da SIC trouxe uma nova vida no que toca à diversidade televisiva, sendo que o público passou igualmente a ter mais opções de escolha de entretenimento e não só. Desde o seu lançamento até à liderança das audiências, ultrapassando a estação pública como canal mais visto na televisão, foi um pequeno passo.
4. Estreia do Big Brother e liderança da TVI (2000 a 2005):
Com um arranque conturbado, em que viu as audiências caírem e a não reagiram após o primeiro ano de vida, mesmo com várias alterações realizadas a nível de programação, foi apenas a partir do ano 2000, com a estreia do Big Brother, que a TVI começou a sua curva ascendente até à vitória, nunca tendo sido produzido algo do género em Portugal até à data. O formato, ainda hoje, mais de 20 anos após a estreia, continua a render bons resultados ao canal sempre que é realizada uma nova temporada.
Igualmente à boleia da ficção nacional, que começou a ser também aposta do canal desde 1999, foi nesta época que a TVI começou por conquistar a liderança do horário nobre, o mais importante da televisão até aos dias de hoje, acabando por em 2005 destronar a SIC na liderança mensal e anual, tornando-se assim oficialmente o canal mais visto da televisão portuguesa, mantendo esse título ao longo de quase 13 anos contínuos.
5. Tragédia de Entre-os-Rios (2001):
Não só de entretenimento vive a televisão. A 04 de março de 2001, todas as atenções se centraram no Rio Douro, pelos piores motivos. Na zona de Castelo de Paiva, a conhecida Ponte Hintze Ribeiro ruiu, originando a queda de um autocarro de turismo e alguns carros no Rio Douro, resultando na morte de mais de 50 pessoas e diversos desaparecidos.
Ao longo de vários dias, as programações habituais dos vários canais generalistas deram lugar a especiais de informação emitidos em direto do local durante longas horas, sempre na procura de novos desenvolvimentos.
6. Ataques Terroristas do 11 de setembro (2001):
Com o povo português ainda a recuperar da tragédia de Entre-os-Rios, ocorrida em março deste mesmo ano, em setembro o mundo parava com a tragédia do 11 de setembro, em que um ataque terrorista foi responsável por desviar diversos aviões do espaço aéreo americano, para atacar vários edifícios bem conhecidos da América.
O mais impactante aconteceu nas torres gémeas do World Trace Center, que acabaram por ruir com o impacto dos aviões, originando centenas de mortos. O conhecido Pentágono foi outro dos alvos dos ataques terroristas, ataques esses que mudaram para sempre a forma e a segurança de andar de avião em todo o mundo mas não só. Televisões de todo o mundo faziam a cobertura em tempo real destes atentados, que ocuparam a grelha de programação por diversos dias consecutivos.
7. Programa mais visto de sempre na televisão portuguesa (2004):
Com a audiência televisiva a ser cada vez mais importante entre os canais generalistas, foi em junho de 2004 que se registou o programa mais visto de sempre na televisão portuguesa, desde que existe a referida medição audimétrica em Portugal, responsável à data pela MediaMonitor.
Com o nosso país a vibrar com o Euro 2004, que era pela primeira vez realizado no nosso país, o jogo que carimbou a passagem da nossa Seleção à grande final da competição, derrotando assim a Holanda na meia-final, registou uns impressionantes 40,9% de rating e 87,2% de share, registados a 30 de junho pela RTP1.
A título informativo, o jogo não bateu a mítica final de 2016, em que Portugal se sagrou Campeão Europeu, que rendeu à RTP1 cerca de 38,2% de rating e 78,1% de share.
8. Episódio de novela mais vista de sempre na era Gfk (2015):
Foi em setembro de 2015, já na era Gfk, que se registou o episódio mais visto de sempre de uma telenovela em Portugal. Foi no dia 18, na SIC, que o final de Mar Salgado conseguiu uns impressionantes 19,6% de rating e 42,8% de share, não tendo sido até à data batido por mais nenhuma novela de qualquer outro canal generalista.
Contudo, se recuarmos ao tempo da MediaMonitor, o episódio de maior audiência de sempre pertence a Deixa Que Te Leve, emitida na TVI em 2005, que registou 23,5% de audiência média e 52,8% de share, sendo que no que toca ao share, o recorde pertence a Dei-te Quase Tudo, igualmente da TVI, ao conquistar 58,2% de share.
9. Portugal vence o Festival da Eurovisão (2017):
Decorria o dia 13 de maio de 2017, quando Salvador Sobral, com a música Amar Pelos Dois, conquistou a primeira vitória de sempre de Portugal no mítico Eurovision Song Contest, que nesse ano foi realizado na Ucrânia.
À boleia dessa vitória, Portugal recebeu assim e organizou a Eurovisão 2018, tendo sido uma das melhores organizações de sempre, segundo palavras dos próprios responsáveis pelo evento.
10. Transferência de Cristina Ferreira para a SIC (2018):
Após uma carreira sempre ligada à TVI, onde foi responsável por apresentar alguns dos maiores sucessos de entretenimento do canal, sempre líderes de audiência, Cristina Ferreira surpreendeu tudo e todos ao mudar-se para a SIC, o canal concorrente, em agosto de 2018, onde conseguiu realizar e produzir o seu maior sonho televisivo, que foi colocar no ar O Programa da Cristina.
O conhecido talk-show matinal estreou em 2009, e desde a estreia que conseguiu roubar a liderança das manhãs à TVI, que se mantinha do seu lado ao longo de quase 10 anos com o Você na TV!, sendo este o único horário que na época a SIC ainda não tinha conseguido “roubar” à rival.
11. Liderança anual da SIC (2019):
Desde junho de 2006 que a SIC não tinha conseguido conquistar um único mês de liderança no que toca às audiências. Apesar de, desde 2018 e graças à gestão de Daniel Oliveira, ter conseguido liderar em diversos segmentos horários, nomeadamente em horário nobre e durante a tarde, as manhãs continuavam a ser a grande dor de cabeça, algo que se resolveu com a estreia de O Programa da Cristina.
Nesse sentido, e com a nova programação finalmente alinhada, em fevereiro de 2019 o canal conseguiu recuperar a liderança mensal perdida em 2006, e consequentemente a liderança anual que já não conseguia desde 2005. Desde fevereiro de 2019 até fevereiro de 2024, a SIC foi o canal mais visto da televisão de forma contínua.
12. Cláudio Ramos e o Big Brother (2020):
Em maio de 2020, e para festejar os 20 anos do formato, a TVI voltava a apostar no regresso do Big Brother. Mesmo com todas as restrições que o país atravessava devido à pandemia do Covid-19, o formato reinventava-se, adaptado à nova realidade do país, e trouxe uma grande novidade: Cláudio Ramos. Pela primeira vez, ao longo dos seus 20 anos, o programa era pela primeira vez conduzido por um homem em Portugal, sendo esta também a estreia de Cláudio como apresentador no canal, após ter deixado a SIC para abraçar este projeto.
Entre outros, um dos momentos mais divertidos desta edição aconteceu com Cláudio Ramos a gritar pela concorrente Noélia, que não se encontrava a obedecer aos pedidos do apresentador, originando assim um momento insólito em plena emissão em direto.