Quinto Canal: Revista do Ano 2014 – Séries [com vídeo]

Na altura de se fazer o balanço do ano de 2014 é importante destacar a importância que este teve no panorama televisivo. Não só pelas grandes séries que terminaram e outras tantas que começaram, mas também porque houve uma reestruturação e um novo domínio.

Começo por falar dos inúmeros atores de Hollywood que estão a aderir às produções televisivas, como se o mundo do cinema não fosse grande para todos. É interessante verificar que estes atores estão a apostar uma nova vertente nas suas carreiras e que os mesmos são capazes de transcender um pouco ao que nos foram habituando no cinema. Por outro lado, o mundo da televisão é tão vasto que muitos atores com futuros promissores acabam por não serem aproveitados uma vez que ainda estão à procura de ter certo estatuto.

Outra realidade que 2014 trouxe foi a aposta dos canais de TV e por cabo de fazer o stream dos episódios nos seus sites oficiais. A internet é cada vez mais uma maneira segura e rentável de fazer chegar ao resto do mundo produtos televisivos que muitas vezes não conseguem ultrapassar as suas barreiras geográficas. E se esta mudança de atitude dos canais reflete algo é a insegurança que os mesmos têm em relação aos sites de streaming que começam a apostar na criação dos seus próprios produtos. O Netflix chegou e venceu com House of Cards, sendo a primeira série online alguma vez vencedora de prémios. E agora chega a Amazon com Transparent, muito bem recebida pela crítica. E se tudo isto não bastasse para provar a importância da internet para as séries, vários canais começaram a apostar em fazer eventos ao vivo, durante a exibição dos episódios. Através do Twitter, e mediante a utilização da devida hashtag, é possível conversar com atores ou equipa técnica sobre o que se está a passar. Até mesmo a criação de hashtags próprias de momentos ou séries ajuda a promover as mesmas. Claro que estas campanhas de marketing mantêm vivas séries que possivelmente até nem têm grandes audiências.

E por falar em audiências, a terrível realidade que dita o futuro das produções, este ano trouxe o cancelamento ou término para muitas produções que já não estavam a corresponder às expectativas (podem consultar a lista de séries canceladas aqui). E para variar, foram muitos os cancelamentos da Fall Season, altura em que a competição fica feroz. Em relação a términos importantes temos Boardwalk Empire, The Newsroom, Sons of Anarchy, True Blood, White Collar, Being Human, How I Met Your Mother e Psych, que já tinham temporadas consideráveis. Em relação a novas séries, temos por exemplo True Detective, How to Get Away with Murder, The AffairRessurrection, Penny Dreadful, Fargo, The Leftovers, Gotham, Faking It, Stalker, Constantine, The Flash, Outlander, The Strain, Extant, Salem, entre outras que podem consultar aqui. É complicado escolher momentos e falar de tantas séries, por isso aconselho a seguirem os links nas séries destacadas e ficarão a saber um pouco mais sobre elas.

Em baixo estão duas compilações com alguns dos momentos e algumas das séries que marcaram 2014. O primeiro vídeo contém algumas das produções finalizadas este ano e momentos marcantes das séries mais conhecidas. O segundo tem um tom mais alegre e divertido. Espreitem e deixem nos comentários qual foi a série e o momento que mais vos marcou este ano 😉

[youtube id=”1wYFCniyVNU” width=”620″ height=”360″]

[youtube id=”UUvVbG1DY6c” width=”620″ height=”360″]

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *