Séries

HBO Portugal estreia o documentário «Stockton On My Mind»

O documentário Stockton On My Mind, que conta a história do mayor millennial, Michael Tubbs, cuja experiência de crescer num meio de pobreza e violência, o inspirou a criar mudanças inovadoras na sua cidade natal em Stockton, Califórnia, estreia dia 29 de julho, em exclusivo, na HBO Portugal.

Com uma mãe adolescente e um pai presidiário, Tubbs sentiu que a sociedade o destinava à prisão ou à morte. Desafiando as expectativas, em 2016, com 26 anos, tornou-se num dos mayors mais jovens de uma grande cidade americana e o primeiro afro-americano de Stockton. O documentário segue os esforços de Tubbs para inverter a sorte de uma cidade conhecida como uma das mais pobres, violentas e menos alfabetizadas do país. O documentário é realizado pelo vencedor de um Emmy, Marc Levin, que também é produtor, ao lado de Mike Marangu, Jonathan Angel, Cassius Kim e James Lester. O supervisor de produção é Daphne Pinkerson.

Enquanto criança que cresceu em Stockton, Tubbs sentiu que estava “destinado” à prisão ou à morte, mas construiu outro caminho para si. Depois de conseguir uma bolsa de estudos em Stanford, regressou à sua cidade natal com uma clara missão: “desafiar o sistema” e capacitar outras pessoas a mudar o status quo através de uma ação civil positiva. Em 2016, o cenário era sombrio para Stockton. A cidade tinha sido o marco zero para o colapso das hipotecas de alto risco em 2008 e tornou-se a primeira grande cidade dos Estados Unidos da América a declarar falência após a Grande Recessão. Partindo da sua própria educação para moldar a sua visão de mudança, o mayor Tubbs lança algumas das mais ousadas experiências de políticas sociais e económicas do país para erguer a sua cidade de 300.000 habitantes.

Com uma abordagem holística da mudança, a cidade torna-se uma incubadora, usando parcerias público / privadas para testar formas de desafiar os sistemas que criam condições de desigualdade e acima de tudo falta de oportunidade. Desde o programa Stockton Scholars, que oferece financiamento a alunos do ensino secundário, ao programa SEED, uma “renda básica universal” que garante um pagamento mensal a cidadãos escolhidos à sorte, até à Advance Peace, uma iniciativa para prevenir a violência através do envolvimento com as comunidades em torno das causas profundas do conflito, Stockton está na vanguarda de uma transformação dinâmica. Ainda assim, a mudança é difícil, e há muitos ventos contrários, incluindo ceticismo, críticas e até uma tentativa de reeleição por parte de alguns dos moradores.


  • Leia também:

HBO Portugal estreia a minissérie «The Third Day»

 

Artigos Relacionados