Cinema Séries

Fique a conhecer os vencedores dos Golden Globes 2015

Golden Globes

O Beverly Hilton Hotel em Beverly Hills (Califórnia) recebeu a 72ª edição dos Golden Globe Awards, que premeia os melhores do ano em cinema e televisão.

A Hollywood Foreign Press Association revelou em dezembro quais foram as produções nomeadas para este prestigiado prémio, visto por muitos como uma antevisão dos nomeados e vencedores dos Oscars. Em relação ao cinema, Birdman tinha sete nomeações, seguido de Boyhood e The Imitation Game, com cinco cada. Foxcatcher, Selma e The Theory of Everything também partiam como favoritos em algumas categorias.  Birdman conquistou dois globos (Melhor Ator Musical ou Comédia e Melhor Argumento) mas o globo de Melhor Série Musical ou Comédia foi entregue a The Grand Budapest Hotel. Na categoria Drama, The Theory of Everything conquistou dois globos (Melhor Banda Sonora e Melhor Ator), mas o grande vencedor da noite foi Boyhood, que ganhou três prémios: Melhor Atriz Secundária, Melhor Diretor e Melhor Filme Dramático.

Por outro lado, na televisão o grande destaque era Fargo, com cinco nomeações, seguido de True Detective, com quatro. Foram também notórias as ausências de nomeações para Mad Men, Modern Family, The Big Bang Theory e Brooklyn Nine-NineFargo conquistou o globo de Melhor Filme para TV ou Minissérie e o protagonista Billy Bob Thornton levou para casa o globo de Melhor Ator desta categoria. Transparent é o novo detentor do prémio de Melhor Série Musical ou Comédia, tendo também conquistado o que Melhor Ator na categoria, um marco importante para a comunidade LGBT americana. A grande surpresa da noite foi a entrega do prémio de Melhor Série Dramática para The Affair, cuja protagonista Ruth Wilson conquistou o globo de Melhor Atriz Dramática.

A 72ª edição dos Golden Globes foi apresentada por Tina Fey e Amy Poehler e teve muitos momentos marcantes. O discurso inicial das comediantes teve referências polémicas ao filme The Interview e à figura Kim Jong-un e também ao caso Bill Cosby. Este assunto gerou um momento desconfortável pois os presentes ficaram incrédulos com o tom das piadas feitas pelas apresentadoras. Para contrabalançar, Tina e Amy brincaram com os nomeados e animaram os convidados presentes, assim como os milhões que assistiram à cerimónia através da televisão. Ambas confirmaram que esta seria a última vez que apresentam este evento. Durante a cerimónia, além das referências à opressão feita pela Coreia do Norte, foi também referido o ataque a Charlie Hebdo e à liberdade de expressão. A grande homenagem da noite foi para George Clooney, que recebeu o Prémio Cecil B. DeMille, destacando a sua carreira e todo o seu trabalho em países carenciados.

Confira aqui a lista dos vencedores dos Golden Globes 2015:

[highlight color=”eg. blue, black”]CINEMA[/highlight]
Melhor Filme Dramático
Boyhood

Melhor Ator Dramático
Eddie Redmayne – The Theory of Everything

Melhor Atriz Dramática
Julianne Moore – Still Alice

Melhor Filme Musical ou Comédia
The Grand Budapest Hotel

Melhor Ator Musical ou Comédia
Michael Keaton – Birdman

Melhor Atriz Musical ou Comédia
Amy Adams – Big Eyes

Melhor Atriz Secundária
Patricia Arquette – Boyhood

Melhor Ator Secundário
J.K. Simmons – Whiplash

Melhor Diretor
Richard Linklater – Boyhood

Melhor Filme de Animação
How to Train Your Dragon 2

Melhor Filme de Língua Estrangeira
Leviathan (Rússia)

Melhor Argumento
Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo – Birdman

Melhor Música
“Glory,” by John Legend & Common—Selma

Melhor Banda Sonora
Johann Johannsson – The Theory of Everything

[highlight color=”eg. blue, black”]TELEVISÃO[/highlight]
Melhor Série Dramática
The Affair

Melhor Ator Dramático
Kevin Spacey – House of Cards

Melhor Atriz Dramática
Ruth Wilson – The Affair

Melhor Série Musical ou Comédia
Transparent

Melhor Ator Musical ou Comédia
Jeffrey Tambor – Transparent

Melhor Atriz Musical ou Comédia
Gina Rodriguez – Jane the Virgin

Melhor Filme para TV ou Minissérie
Fargo

Melhor Ator de Filme Para TV ou Minissérie
Billy Bob Thornton – Fargo

Melhor Atriz de Filme Para TV ou Minissérie
Maggie Gyllenhaal  – The Honorable Woman

Melhor Ator Secundário
Matt Bomer – The Normal Heart

Melhor Atriz Secundária 
Joanne Froggatt – Downton Abbey

Outras Notícias