«Fake Famous» é o novo documentário da HBO Portugal

A par de séries e filmes, a HBO Portugal também estreia documentários, sendo Fake Famous o próximo grande destaque nesta área.


O documentário da HBO, Fake Famous, do estreante realizador e jornalista veterano Nick Bilton, e que explora a indústria de influenciadores digitais através de uma experiência social inovadora, estreia dia 03 de fevereiro, em exclusivo, na HBO Portugal.

A viagem que este filme faz por este mundo é impulsionada pela seleção de três pessoas em Los Angeles, todas elas com relativamente poucos seguidores, na tentativa de transformá-las em influenciadores famosos. Ao comprarem seguidores falsos e um exército de bots para “interagirem” com as suas redes sociais, os “influenciadores” recém-formados descobrem as maravilhas e os custos desse estilo de vida, improvável e envolvente.

Bilton, jornalista de tecnologia, explora uma questão fundamental: o que é a fama e a influência na era digital? Agora, existem centenas de milhões de pessoas nas plataformas sociais que têm tantos seguidores que são consideradas um novo tipo de celebridade. Mas será que eles são realmente famosos? Bilton e a sua equipa propuseram-se a explorar o que é que tudo isso significa realmente, lançando uma experiência que começa com um casting em Los Angeles, com o objetivo de transformar três pessoas em influenciadores famosos. O jovem trio que ele seleciona – a aspirante a atriz Dominique, o estilista Chris e a assistente imobiliária Wylie – passa a ter experiências totalmente diferentes à medida que os seus falsos seguidores crescem a cada dia, à escala dos milhares. Cada uma das suas histórias espelha o mundo efémero da influência online e as realidades de um estilo de vida baseado, em grande parte, em fantasia.

Não demorou muito até que a experiência começasse a funcionar. À medida que o número de seguidores do trio aumenta, e após uma série de sessões fotográficas falsas, as marcas começam a aproximar-se, ansiosas para mostrar os seus produtos e serviços, e o processo repete-se constantemente. Os emergentes influenciadores são abordados por empresas que lhes oferecem produtos gratuitos, e os mais bem-sucedidos recebem fortunas para os publicitarem nas suas redes sociais. Ainda que toda a premissa seja relativamente baseada em cenários e vidas falsas, os incentivos financeiros para cada peça deste quebra-cabeças são perfeitamente reais.

Para mostrar o que realmente está a acontecer nos bastidores do mundo dos influenciadores, Fake Famous evidencia a nossa obsessão com o número de likes e seguidores que recebemos, e como a maior parte do nosso mundo online é muito mais fabricado do que imaginamos.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Administrador do Quinto Canal desde 2014, integrando o projeto desde 2013. Responsável pelas principais coberturas musicais e televisivas. Gestor de conteúdos e redes sociais do Quinto Canal. Integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007. Quinto Canal - Sempre Consigo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *