Séries

«Enslaved» é a nova série documental da HBO Portugal

A nova série documental, Enslaved, onde o ícone de Hollywood e ativista dos direitos humanos, Samuel L. Jackson, nos leva numa jornada poderosa e pessoal, viajando pelo mundo para revelar histórias de imenso sofrimento e ambição, bem como de resistência, realização e esperança.

Com estreia marcada para o dia 15 de setembro, em exclusivo na HBO Portugal, Enslaved é uma série importante e cuidadosamente elaborada, que oferece uma nova visão sobre 400 anos de tráfico humano, enquanto milhões de escravizados africanos eram enviados para a América por traficantes transatlânticos de escravatura, da Europa Ocidental. Mais de 12 milhões de pessoas foram sequestradas e vendidas para escravatura. Pelo menos dois milhões morreram no mar. Agora, pela primeira vez, através de novas tecnologias de mergulho – como mapeamento 3D avançado e radar de penetração no solo – irão permitir-nos localizar e examinar navios negreiros afundados em três continentes, revelando uma perspectiva nova sobre a história do tráfico transatlântico de escravatura.

Em seis locais de mergulho, incluindo Reino Unido, Jamaica e Flórida, acompanha-se uma experiente equipa de mergulhadores de alto mar, enquanto procuram e localizam seis navios que afundaram, afogando os humanos escravizados a bordo. Enquanto isso, em terra, os especialistas investigam as histórias por detrás de determinadas localizações como os fortes e masmorras de escravatura do Gana, as casas senhoriais de Inglaterra e antigas plantações na América. Combina-se o trabalho de detetive científico, pistas de artefatos subaquáticos recuperados, reportagens e dramáticas reconstruções para servirem como plataforma para se examinar a ideologia, economia e política da escravatura, bem como para partilhar detalhes de eventos históricos e histórias pessoais de vidas esquecidas – tanto do povo escravizado, como dos seus captores europeus.

Realizado e apresentando pelo jornalista de investigação, Simcha Jacobovici, três vezes premiado ao Emmy, a série oferece uma história nova e autêntica do comércio transatlântico de escravatura, que irá demonstrar ao público que esta é uma história global. Celebra as culturas que milhões de pessoas escravizadas deixaram para trás e o impacto que aqueles que sobreviveram tiveram na cultura mundial dos dias de hoje. O talento diante das câmeras inclui o jornalista de investigação e autor de best-sellers, Afua Hirsch.


  • Leia também:

HBO Portugal lança novo trailer da série «Beartown»

 

Artigos Relacionados