Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #4: Em dia de São Martinho, Informativo bem quentinho

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Esta semana as temperaturas decidiram variar, e o sol quis dividir-se e aquecer um pouco todos os canais. O destaque vai sem dúvida para os informativos, que surpreenderam bastante com as suas subidas.

Chegou a hora de se informar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Apesar de o frio ser cada vez mais forte com o aproximar do inverno, a SIC esta semana bem tem razões para sorrir, pois o calor do horário nobre voltou a bater à porta.

Apesar de ainda não conseguir liderar em pleno ao longo de todos os programas, a grande surpresa aconteceu com o informativo de Carnaxide. Na segunda feira, o Jornal da Noite conseguiu ser o Nº1 do dia, ficando à frente das novelas, e ainda do diário do Secret Story 4. 14,2% de rating e 28,9% de share foi o suficiente para que alcançasse o topo da tabela logo no início da semana.

Jornal da Noite

Mas os bons valores não se ficaram por aqui, pois nos restantes dias, apesar de não conseguir ser o programa mais visto do dia, a liderança continou do seu lado, deixando para trás a concorrência deste horário.

Outro grande destaque bem quente vai também para a RTP1 que, om o seu informativo das 18 Horas, conseguiu bater um recorde de audiência na quarta feira, derrotando consequentemente as novelas das rivais. Portugal em Direto conseguiu uns fantásticos 8,1% de rating e 25,7% de share, merecendo por isso nota positiva por parte do Termómetro Televisivo.

[divider]

Morno

Com o diário do Secret Story a ser transmitido logo após o Jornal das 8, na TVI, sabia-se que as mudanças nos restantes programas iam acontecer mais tarde ou mais cedo. E com tanta mudança, as temperaturas acabaram por descer no seu horário nobre. E quem mais sofre com as alterações é sem dúvida Destinos Cruzados.

Destinos Cruzados

Com o alargamento do diário, as novelas passaram a dar mais tarde, e desde aí que vêm a perder para a concorrência. Mas se Belmonte ainda vai conseguindo fazer frente a Sol de Inverno, desde que passou a ser exibida depois das 23 Horas que Destinos Cruzados não ganhou um único dia à sua rival, perdendo diretamente para Amor à Vida. É verdade que a diferença entre ambas é mínima, mas já se sabe que o público não gosta destas mudanças repentinas na TVI, e por isso mesmo os programas sofrem agora as consequências.

[divider]

Frio

Para quem não se lembra, o Termómetro Televisivo recorda que existe um canal chamado RTP2, que tem uma programação bastante alternativa às típicas televisões privadas, e que oferece séries bastante interessantes a quem quiser ver.

É mesmo pena que as pessoas não se lembrem deste segundo canal da estação pública. Na passada terça feira, às 22H30, o premiado Mad Men não foi além dos 0,7% de rating, e 1,5% de share.

MADMEN-logo

Depois de muitas reclamações, o canal voltou a apostar nas séries neste horário, mas parece mesmo que o típico português reclama só por reclamar, e a prova disso são as audiências que este canal tem. Às vezes só apetece perguntar: Valerá a pena o investimento?

Previsão semanal

Depois de uma semana bastante variada e de surpresas nas temperaturas, espera-se que o sol continue a aquecer os informativos dos vários canais, provando que existem programas bem mais interessantes que as já desgastantes e cansativas novelas que a televisão nos oferece, e que os gostos dos telespectadores estão gradualmente a mudar.

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados