Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #17: O calor do futebol e o frio das notícias

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

O futebol voltou a marcar presença esta semana na televisão. Entre Liga dos Campeões e Liga Europa, tanto a SIC e como a TVI saíram a ganhar com as suas apostas. E na RTP? Safam-se as séries, que continuam a bater recordes de audiência, aquecendo as noites dos telespetadores.

Chegou a hora de os programas analisar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Foi na quinta-feira que a SIC transmitiu mais um emocionante jogo da Liga Europa, que pôs frente a frente o Benfica e o Tottenham. Disputado em Inglaterra, o jogo resultou numa vitória para a equipa portuguesa, e para a SIC, que arrasou nas audiências.

Liga Europa

 

A transmissão do jogo resultou de uma média de 23,4% de rating e 45,9% de share, chegando mesmo aos 27% de quota de mercado e 51,9% de share no minuto mais visto, com mais de dois milhões de telespetadores a acompanharem todos os pormenores do jogo. No final do dia, a SIC fechou o dia com 25,9% de share, deixando a concorrência a mais de três pontos de distância.

[divider]

Morno

 

Mas ainda antes de Liga Europa, foi a TVI que entrou em campo com a transmissão de mais um jogo da Liga dos Campeões, na quarta-feira. Em direto de Espanha, o canal de Queluz emitiu para todos os telespetadores o jogo entre Barcelona e Manchester City, sendo o programa mais visto do dia.

liga dos campeoes

Ao longo da partida o canal registou uma média de 15,8% de rating e 32,5% de share. Apesar de ter sido um excelente resultado, que há muito não era registado em dias úteis pela estação, o restante horário nobre continua bastante mal, prejudicando essencialmente a média final do canal. A TVI registou 25% de quota de mercado e também deixou a concorrência a cerca de três pontos de distância, mas em outros tempos, a emissão de um jogo com tamanha importância era o suficiente para esmagar por completo os restantes canais.

[divider]

Frio

Do futebol passamos para a informação. A RTP2 há muito que anunciou as mudanças na sua grelha de programação, fazendo regressar o tão “desejado” Jornal 2, um dos pontos mais fortes de sempre da informação no canal. Enquanto isso, a síntese do 24 Horas lá vai tentando mostrar as notícias mais importantes, mas sem sucesso.

24 horas

No dia de maior audiência, e emitido sempre às 22 Horas, o programa não foi além de 1,0% de rating e apenas 2,1% de share. Todos nós sabemos como funciona o segundo canal da estação pública, mas os seus resultados medíocres continuam a não ser desculpa para se estar quieto e não se fazer nada, trazendo sempre a público a história de que se vale a pena continuar a manter um canal que, por mais alternativas culturais e não só que apresenta na sua programação, continua a não cumprir o seu objetivo. Vale mesmo a pena?

[divider]

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

 

Outras Notícias