Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #16: Em semana de Carnaval, parabéns à RTP e a Portugal

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Com uma semana recheada de festejos carnavalescos, foi a nossa Seleção que saiu vitoriosa, tanto no resultado, como nas audiências. A RTP que está em plena semana de aniversário, agradece!

Chegou a hora de os programas recordar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

 Foi na chamada “quarta-feira de cinzas” que Portugal subiu ao relvado do Estádio de Leiria para um jogo de preparação para o Mundial 2014, contra a seleção dos Camarões. Além de estádio cheio para apoiar a equipa das quinas, o jogo foi transmitido na RTP1 para todo o mundo, e foi dada uma vez mais a prova de que o futebol move uma nação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No final, a partida exibida na RTP1 registou uma média de 20,1% de rating e 37,9% de share. Praticamente dois milhões de telespetadores estiveram ligados a acompanhar o jogo! Em semana de aniversário na estação pública, foi um resultado fantástico, que acabou por se traduzir na vitória geral neste dia, ao ser o canal mais visto com 21,8%. Parabéns RTP!

[divider]

Morno

 

A novela da hora de almoço da SIC, Senhora do Destino, parece que não tem meio de se impor! Apesar de já ter cumprido com o seu papel de elevar as audiências do horário, continua bem longe da liderança e, acima de tudo, com resultados bastante instáveis.

senhora do destino

 

Esta semana, em apenas quatro dias de exibição, tanto conseguiu chegar à fasquia dos 4,8% de rating como se ficou pelos 3%. A nível de share, o valor variou entre os 15,8 e os 21,5%. A verdade é que, numa semana com Carnaval e mudança de tempo radical, acabaram por ser dias um pouco atípicos, com vários programas afetados, mas a verdade é que um programa que precisa de liderar no horário não pode manter estes valores tão instáveis.

[divider]

Frio

Cada vez mais os telespetadores se têm queixado do horário nobre da TVI, dizendo que o mesmo só sobrevive graças aos reality-shows. Verdade ou não, facto é que desde que o Secret Story terminou, as novelas do canal voltaram a ficar pelas ruas da amargura. Já várias vezes foi mencionado nesta rubrica que as mudanças de horário também em nada ajudam, deixando os telespetadores ainda mais incomodados. O exemplo disso é Belmonte.

Belmonte

A novela, que começou por ser a grande salvação da estação, e que chegou inclusive a vencer algumas vezes a concorrência, acabou por ser empurrada para um horário tardio! E se inicialmente conseguia vencer sem problemas, parece que os papéis se inverteram nos últimos dias! Na quarta-feira, no seu melhor dia, registou 11,6% de rating e 26,9% de share. Apenas neste dia conseguiu vencer a rival Amor à Vida em média geral, mas não em confronto direto! Nos restantes dias, a diferença chegou a ser de mais de 100 mil telespetadores, com vantagem para a SIC. Notícias bastantes más para uma estação líder, que cada vez mais vê a concorrência chegar perto.

 

[divider]

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados