Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #14: O calor das mudanças no daytime

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Esta semana chegaram as tão aguardadas mudanças no daytime na SIC, e parece que as temperaturas sorriram para Carnaxide, com o calor a fazer-se sentir. Mas terá sido o suficiente para aquecer os telespetadores?

Chegou a hora de os programas analisar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Estreou apenas na passada segunda-feira, mas já foi o suficiente para se fazer sentir nas audiências. Apesar de ter chegado de mansinho, o Queridas Manhãs já mostrou ter capacidades para chegar à lideranças, o que acabou mesmo por acontecer em alguns momentos. O novo programa da SIC registou no primeiro dia 3,3% de rating e 21,8% de share. Ficou bem longe da lideranças, e surpreendentemente foi o pior resultado da semana.

Queridas manhãs

Contrariamente ao que acontece depois de uma estreia, em que os valores tendem a descer, a dupla dos “Jotas” parece mesmo ter convencido os telespetadores, e rapidamente subiram na terça-feira para os 4% de rating e 25,2% de share, ficando a apenas 0,7% da liderança total. O Você na TV! acabou mesmo por perder na última parte do programa, com o Queridas Manhãs a entregar uns incríveis 32% de share ao Primeiro Jornal, que nesse dia acabou também por liderar nas audiências. Recorde-se que, em três anos de Querida Júlia, o antigo formato das manhãs da SIC, raramente conseguia chegar aos 3% de rating, nem conseguindo muitas das vezes ultrapassar os 20% de quota de mercado. Foi sem dúvida um grande mudança, e só resta esperar para ver se serão valores a manter.

[divider]

Morno

Com as mudanças na SIC, quem viu o seu trabalho ser mais ameaçado foi sem dúvida o Você na TV!, da TVI. O programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, apesar de ser líder na sua maioria e não perdendo um único dia na média final, já sentiu o ataque da concorrência, e isso é sinal de que precisa de fortes mudanças.

Você na TV

 

Felizmente, a dupla já anunciou mudanças no programa, que podem acontecer ainda em fevereiro, quando a TVI comemorar os seus 21 anos de vida. No seu pior dia registou é 4,7% de rating e 29,6% de share. A escolha do talk-show matinal do canal de Queluz para este espaço não se prende pelos resultados obtidos, visto que eles até são bastante aceitáveis e lidera, que é o que interessa. O facto é que o Você Na TV! encostou-se, deixou-se cair na monotonia, e a SIC com apenas uma semana de novo programa já ameaçou o líder. Tal como já foi dito pelos apresentadores vai haver mudanças brevemente, mas todos nós sabemos que se não fossem as mudanças na concorrência, a TVI também continuaria sossegada sem inovar.

[divider]

Frio

Sem dúvida que o outro programa que mais sofreu com as mudanças da SIC foi a Praça da Alegria, da RTP1. Enquanto que, anteriormente, o talk-show de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira ainda ameaçava a vice-liderança do Querida Júlia, com a chegado do Queridas Manhãs, o programa foi completamente arrasado nas audiências.

praça da alegria rtp1

No seu melhor dia, a Praça da Alegria atingiu apenas  2,3% de rating e 15,3% de share. A RTP1 está num excelente caminho para cada vez mais conseguir lutar nas audiências, que inclusive já consegue em alguns dias, mas sem dúvida que o seu ponto fraco continua, e continuará a ser o daytime, tal e qual como foi outrora na SIC. O que fazer para melhorar? Fica a pergunta…

[divider]

Previsão semanal

Sem dúvida que os grandes destaques desta semana vão acontecer ao longo do fim de semana! O sol promete sorrir esta noite para  a RTP1, onde será conhecido o grande vencedor do Chefs Academy. Este domingo também haverá duelo entre a grande final do Factor X, na SIC, e a estreia de mais uma edição do A Tua Cara Não Me É Estranha, na TVI. Quem levará a melhor? E quem será abençoado com o calor dos telespetadores? Fique ligado ao Quinto Canal para descobrir todas as respostas.

Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

 

Artigos Relacionados