Só Séries: «Fall Season» vs «Summer Season»

só séries

Existe no panorama televisivo americano várias temporadas (ou seasons), que de certa forma regem o que é exibido e quando o é. E muitas são as condições que estipulam a exibição de determinados programas.

Possivelmente já se aperceberam que muitas vezes a exibição das séries americanas é interrompida devido a vários eventos desportivos. Nas fases mais importantes do futebol americano e do basquetebol, as produções televisivas são renegadas para terceiro plano e isso muitas vezes provoca o desagrado nos fãs. Estas interrupções contínuas tiram um pouco a adrenalina que a série possa estar a dar e leva a que haja menos entusiasmo.

Mas a grande divisão das séries é a concentração em duas estações do ano: Outono e Verão. A razão para tal acontecer é muito simples: audiências. No Verão há mais probabilidade de as pessoas não ficarem em casa a ver televisão do que no Outono. E isso cria um enorme abismo entre séries. Passo a explicar: durante a Fall Season cada canal exibe entre 3 a 7 séries por semana. Considerando o número elevado de canais americanos pagos e não pagos, conseguem perceber que são consideravelmente muitas as séries exibidas no Outono. Isto leva a que exista uma maior concorrência e a que novos projetos sejam ultrapassados por séries que já têm legiões de fãs. Ora no Verão, cada canal exibe entre 1 a 3 séries por semana. Consequentemente existe menos competição mas também menos audiência.

Alguns produtores cedo se aperceberam desta situação e conjugam as suas séries de acordo com os objetivos pretendidos. Um exemplo de um sucesso de Verão é True Blood, cabeça de cartaz na programação televisiva da época. Este ano a novidade reside na exibição antecipada de Dexter. Confesso que tenho algum receio em relação às audiências, uma vez que Dexter costuma ser exibido no Outono. Contudo, esta é a última temporada e será talvez essa a explicação dos produtores, que pretendem encerrar a história o quanto antes.

Não obstante, a grande diferença entre as séries de Verão e as de Outono reside na sua qualidade. Uma vez que a luta pelas audiências é maior na Fall Season, pressupõe-se que o produto apresentado seja de boa qualidade. E se prestarem atenção, as produções televisivas que mais prémios recebem são as que são exibidas a partir do Outono. Isto leva a que as produções de Verão sejam colocadas num outro patamar, renegando muitas vezes séries de boa qualidade para a sombra das que são exibidas na outra época.

Com muitas séries da Fall Season no fim, resta-me esperar que a Summer Season seja oficialmente “aberta” e conhecer as novidades que estão para vir.

Inês Calhias

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *