só séries

A minha escolha para a série desta semana foi de encontro a um outro hobby que tenho e que muitos momentos divertidos me tem proporcionado. Adquiri o ano passado o jogo Assassin’s Creed IV Black Flag e tornei-me imediatamente viciada. Adoro histórias de piratas (quem não gosta?) e o meus fascínio foi gradualmente aumentado com a criação de novos filmes da saga Pirates of the Caribbean, muito graças ao trabalho fenomenal de Johnny Depp. E como se não chegasse de viver a pirate’s life, eis que a programação de 2014 apresentou a série Black Sails.

Produzida por Jon Steinberg e Robert Levine para o canal Starz, o grande destaque vai para a produção da série que ficou a cargo do famoso Michael Bay em conjunto com Brad Fuller e Andrew Form. Descrita como um prelúdio da obra Treasure Island de Robert Louis Stevenson, esta série tem lugar na Era de Ouro da Pirataria e é protagonizada pelo Capitão Flint (Toby Stephens), um capitão pirata que se vê perante um motim no seu próprio navio. Tudo começa quando chegam a New Providence Island e os companheiros de Flint se sentem insatisfeitos com os lucros que têm obtido. Esta ilha está sob o comando de Eleanor Guthrie (Hannah New), uma mulher corajosa que procura obter a aprovação do seu pai no comando da ilha. Eleanor tem no entanto uma tarefa difícil pois não consegue conjugar os interesses dos dois capitães mais importantes. É que Flint procura um tesouro que o Capitão Charles Vane (Zach McGowan) quer obter primeiro.

black sails

A história é muito mais complexa do que eu aqui vos apresento. Existem muitas mais personagens e intrigas para além dos factos que aqui apresentei. Todo o contexto histórico por detrás desta série é importante para perceber a relevância daquela ilha para os piratas. Apesar de não ter o conhecimento necessário para averiguar a veracidade dos factos, a verdade é que assistimos aqui ao fim da pirataria e à incansável luta dos piratas por um lugar neste Novo Mundo. Contudo, falar de todas as pequenas histórias irá puxar pela vossa paciência e vontade. O importante é que mesmo com uma história complexa, toda a sua estrutura está bem apresentada sem sobrecarregar demasiado ninguém em específico. As personagens são nos apresentadas aos poucos sem que tenhamos certeza absoluta de como é o seu caráter, pois a evolução da personagem é feita ao longo do tempo.

O elenco é vasto e são poucas as caras conhecidas. Não obstante, as prestações são no geral boas, apesar de existirem por vezes alguns diálogos muito mecanizados. Em contrapartida, existem prestações que até surpreendem. Apesar de ser um elenco maioritariamente composto por homens, a presença feminina está muito forte e bem utilizada. Existe uma tendência à utilização de um humor sarcástico, o que dá uma dimensão de comédia à série.

black sails2

Mas os pontos fortes desta produção são sem sombra de dúvida os efeitos visuais utilizados e os locais apresentados. A utilização de efeitos computadorizados está bastante bem aproveitada e é praticamente inexistente, pois a produção apostou fortemente na composição visual e sonora na própria cena. Ver a batalha entre navios, as disputas pessoais, os cenários, tudo utilizado de forma natural eleva a série para um patamar acima. Filmada na Cidade do Cabo, tenho que confessar que estou completamente extasiada com os cenários presentes na série. É simplesmente alucinante ver numa produção televisão um cuidado tão atento ao contexto físico. Todos os pormenores, as casas, os barcos, tudo nos remonta para uma realidade pirata e torna a experiência do espetador muito mais aprazível.

Apesar de não ser uma série de excelência, tem correspondido de forma positiva às expetativas criadas. Prova disso é a sua renovação recente para uma segunda temporada. Contudo, penso que ainda há muito que esta série tem que provar pois nem só de tiros e explosões se faz uma série. Tenho confiança que Black Sails não é somente um mero produto de entretenimento e que tem muito para oferecer ao espetador. Deixem-se levar por estes piratas e venham viver as aventuras de uma vida

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados