Música Quinta Melodia Rubricas

Quinta Melodia: Já conhece o projeto musical «Catraia»?

Todas as semanas (ou quase todas), a Quinta Melodia está aqui para lhe apresentar as mais recentes novidades do mundo da música, sempre com um olhar no futuro e no que de mais se importante se passa nesta área, seja através de algumas opiniões pessoais ou de notícias que fizeram manchete nos principais jornais e revistas, mas não só.

Seguindo sempre a linha da inovação a que o Quinto Canal já habitou os seus leitores, a Quinta Melodia também tem o prazer de lhe apresentar músicas e artistas novos, especialmente se o talento for nacional. E por isso mesmo é que hoje o artigo será dedicado a uma banda portuguesa, bem recente no panorama musical, mas que promete dar muito que falar nos próximos tempos.

Se ainda não conhece os Catraia, chegou a hora de os conhecer!

catraia

Assumindo-se como uma “menina Portuguesa e que canta naturalmente em português”, a Catraia, nome deste projeto musical de nome bastante original, nasceu em Leiria em 2013, e desde então não mais parou. Composto essencialmente por cinco elementos e alguns convidados especial, têm como referência a música portuguesa e os instrumentos típicos portugueses, sendo estes alguns dos propósitos que o grupo assentou desde o início, quando se juntou e conversaram sobre a idealização da banda.

Com a voz de Inês Bernardo, e os instrumentos de Ricardo Silva, Rui Amado, Adelino Oliveira e João Maneta, os Catraia acabaram de lançar no final do ano passado o seu primeiro CD de originais. Composto por 12 temas, o álbum centra-se em músicas baseadas sobre o país, o povo e as pessoas, traduzindo-se assim em canções de amor e de evocações de infância, sem esquecer também a reflexão da emigração moderna.

Catraia banda

Sobre as suas influências, a Catraia afirma ainda que não interpreta fado, apesar de escutar e usufruir deste estilo musical, tendo assim as suas raízes musicais na música tradicional portuguesa, com base em vários géneros.

O Quinto Canal teve o prazer de estar à conversa com este projeto, e a entrevista será colocada em breve no nosso site. Por agora, deixe-se relaxar e usufrua do primeiro single dos Catraia, Canção de Quem Cá Fica, cujo vídeo se encontra a ser preparado e para o qual é pedida a colaboração de todos os emigrantes para a sua construção.

Mais um grande projeto nacional, ao qual dedicamos todo o sucesso que merecem!

Artigos Relacionados