Lembra-se… do recorde do Fairy na Ponte Vasco da Gama?

No regresso do Lembra-se não recordamos programas, apresentadores ou novelas. Esta semana relembramos um dos momentos que marcaram o mundo da publicidade há cerca de quinze anos atrás.

Estávamos em 1998 e a marca de detergentes para a loiça Fairy decidiu provar que uma única embalagem do seu produto principal conseguia lavar cerca de 16 mil pratos na Ponte Vasco da Gama. Recorda-se deste feito?

Com o objetivo de entrar para o Guiness, este evento acabou por sair em parte defraudado. Afinal, bastava fazer as contas em casa para perceber que um litro de Fairy não conseguiria lavar tantos pratos, por mais que se tentasse racionar o detergente. Se pensarmos um bocado sobre o assunto, chegamos à conclusão de que:

  • Pressupondo que duas pessoas que vivam juntas almoçam e jantam em casa todos os dias, sujando em média 2 pratos por refeição. Assim, se um litro de Fairy consegue lavar 16 mil pratos, qual a quantidade de detergente de que vamos precisar para lavar 4 pratos? 0,000025 litros, é esta a resposta.

Agora, vamos mais longe! Então se num dia gastamos 0,000025 litros de Fairy, quantos dias serão necessários para gastar um litro deste produto? Com base na regra de três simples, 4000! Portanto, uma garrafa de Fairy pode durar cerca de dez anos. Será isto possível? Quem se lembra deste feito, deste recorde do Guiness, e acima de tudo, desta publicidade enganosa?

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *