Foi esta a audiência da estreia de «Tony – Sonhos de Menino»
Inside Gaming: O Universo da «DC Comics» nos videojogos
Quando se fala em DC Comics, provavelmente muitos de vocês associam de imediato a alguns super-heróis e às suas bandas desenhadas. Com o sucesso atingido por personagens como Batman, Superman, Joker, Flash entre muitos outros, é natural que os comics tenham passado para o grande ecrã. Após o sucesso nas salas de cinema, muitas das histórias foram ainda adaptadas aos videojogos e é justamente nisto que consiste o artigo de hoje.
Atendendo ao número de seguidores que o mundo dos super-heróis e das bandas desenhadas tem, nomeadamente a DC Comics, os videojogos acabam maioritariamente em franquias de sucesso. Seja a título individual ou utilizando a tão conhecida Justice League, a verdade é que muitos nós sempre tivemos o desejo de encarnar estas conhecidas personagens com superpoderes e estes jogos proporcionam-nos essa oportunidade. Seja na pele dos heróis ou dos vilões, por mais ou menos dinheiro, oferta não falta e apenas é preciso escolher o que mais nos agrada. Entre alguns dos mais conhecidos títulos, temos:
• Lego Batman: The Videogame / Lego Batman 2: DC Super Heroes: Em 2008, a Warner Bros. publicou o primeiro título baseado na história de Batman mas com o aspeto das típicas figuras de Lego. Com uma jogabilidade semelhante a títulos anteriores, este jogo de ação/aventura contava com as personagens mais conhecidas do universo do Batman em ambientes construídos com peças lego, onde praticamente tudo pode ser destruído. O sucesso foi tanto que surgiu a sequela – Lego Batman 2: DC Super Heroes – em 2012. Este título foi o primeiro jogo da Lego a conter diálogos e a ser Open-World (o jogador pode deslocar-se por todo o mapa e explorar diversas zonas). Além da personagem principal e do seu fiel companheiro Robin foram introduzidas mais personagens da DC, como por exemplo Superman, Wonder Woman, Flash, com as quais podemos jogar.
• Batman Arkham Asylum / Batman Arkham City: Em 2009 foi lançado o primeiro título desta série onde mais uma vez encarnamos Batman e utilizamos o seu grande arsenal de gadgets para combater o Joker, que planeia um ataque a partir do Asilo de Arkham. É um jogo de ação/aventura, utilizando a perspetiva de terceira pessoa, e foi extremamente bem recebido pela crítica. Disso resultou a sua sequela, Batman Arkham City, um jogo em Open-World lançado em 2012. Neste título a história gira sobre a super prisão Arkham, que resultou no encerramento da cidade de Gotham, onde nenhum dos seus habitantes pode sair. O nosso objetivo no papel do Batman é mudar esta situação, lutando contra diversos vilões que vão aparecendo durante todo o jogo. Tal como no título anterior, os gadgets são a principal arma do nosso super-herói assim como o combate corpo a corpo, apesar de o modo furtivo ser privilegiado.
• Mortal Kombat VS DC Universe: Neste título juntou-se o melhor de dois mundos, agradando a todo o tipo de fãs. Podemos encontrar a jogabilidade típica dos jogos anteriores de Mortal Kombat com gráficos melhorados aliados à presença de super-heróis e vilões da DC. No modo história podemos optar pela perspetiva de cada um dos lados, vendo assim como os outros invadiram o nosso Universo. Além disto e dos modos de jogos normais, há ainda o novo modo Free-Fall Kombat, em que o combate se realiza em pleno ar enquanto estamos em queda-livre. Entre os personagens mais enigmáticos podemos encontrar, do lado do Mortal Kombat, o Scorpion e o Sub-Zero, e na DC, o Superman e o Joker, entre muitos outros. No geral é um jogo com o qual podemos passar um bom bocado e onde temos o melhor de Mortal Kombat, mas do qual se esperava um pouco mais, uma vez que estamos a lidar com super-heróis.
• Gotham City Impostors: No meio de tantos jogos da DC Comics, este título Free-to-Play destaca-se. Disponível para download gratuito na Steam, é um First Person Shooter (FPS) Online e Multiplayer. Existem duas equipas disponíveis, os heróis (Batman’s) e os vilões (Joker’s) e o objetivo é simples: matar a equipa adversária. Os gráficos são coloridos, a customização de cada personagem é bem divertida e encontramos armas reais e outras bem estranhas para jogar. No entanto a jogabilidade não é das melhores e aquilo que podia ser um jogo bastante agradável de se jogar acaba por se tornar frustrante.
A maioria destes jogos incide sobre o universo de Batman e têm-no invariavelmente como personagem principal. No entanto estes são apenas alguns dos jogos existentes desta temática e todos eles nos proporcionam um experiência agradável na pele dos super-heróis. Quais são os jogos da DC Comics que mais vos agradam?