Inside Gaming Rubricas Videojogos

Inside Gaming: Aventura Gratuita do «Inspector Zé e Robot Palhaço»

inside gaming

Em dezembro do ano passado, foi lançado um título português que voltou a colocar os videojogos portugueses nas bocas do mundo. Falo de Inspector Zé e Robot Palhaço: Crime no Hotel Lisboa ou, em inglês mas com muito menos charme, Detective Case and Clown Bot in: Murder in the Hotel Lisbon. Criado pelos lisboetas da Nerd Monkeys, este videojogo conta, em diversos capítulos, as aventuras de um detetive privado e do seu fiel colega Robot Palhaço. Infelizmente, ainda não me surgiu a oportunidade de comprar e jogar este videojogo, mas deixem-me que vos diga, após o que vi no capítulo gratuito de que hoje vos venho aqui falar, fiquei completamente convencida.

Este segundo episódio das aventuras dos dois peculiares personagens intitula-se Praxe do Gangue das Capas Negras e recai sobre uma temática que nos últimos tempos tem recebido atenção dos meios de comunicação: as praxes. Polémicas e opiniões à parte, este episódio surge como uma espécie de demo com o qual os Nerd Monkeys pretendem promover o videojogo principal. Apesar de se tratar de uma história diferente e sem qualquer influência na trama, este caso individual do Inspector trata-se igualmente de um point-and-click e contém toda a essência do jogo original.

Inspector Zé e Robot Palhaço3

Após nos ambientarmos e termos uma espécie de mini-tutorial, o Inspector Zé depara-se com uma série de veteranos universitários à porta do seu escritório. A forma como estes são retratados não podia ser mais precisa e contém diversos clichés. Temos então o Dux, alguém quase a entrar na terceira idade e que já está há vários anos para terminar a licenciatura (como se sabe surge sempre um imprevisto aqui e ali); a Fanática, representação exata dos alunos que seguem tudo o que o Dux diz sem questionar a sua autoridade; o Tuno, que apesar de calado é tudo menos pacífico; o Brutus, um pouco desinteressado do que se passa e por fim o Porco, sempre com uma piada imprópria pronta a ser disparada. Este Gangue das Capas Negras procura o seu mais recente elemento (pelo menos eles querem que o seja), o Caloiro. Desesperado para retirar o Gangue do seu escritório, o Inspector Zé aceita procurar o fugitivo.

Inspector Zé e Robot Palhaço4

As missões baseiam-se na recolha de elementos distribuídos pelos diversos personagens do Demo, como a prostituta senhora da vida, a Dona Estrela. Suficiente para nos distrair durante 30 minutos, mais coisa menos coisa, este episódio tem tudo aquilo que podemos encontrar no jogo principal, desde o humor à linguagem, passando pelos gráficos e efeitos sonoros e jogabilidade dos anos 90.

O episódio principal (Inspector Zé e Robot Palhaço: Crime no Hotel Lisboa) encontra-se no Steam GreenLight à espera da aprovação dos jogadores para poder começar a ser comercializado na loja do Steam. Para o ajudarem basta votarem aqui. Para fazer o download da Praxe do Gangue das Capas Negras basta seguir para o site oficial dos Nerd Monkeys e clicar na imagem alusiva a este episódio.

Aproveitem este título de qualidade feito no nosso país 😉

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados