Gira Discos – Passado Além Fronteiras: A sonoridade dos Eagles
Conhecidos pelo seu rock dos anos 70, os Eagles marcaram uma geração que hoje recordamos em mais uma viagem musical do nosso Gira Discos.
A banda de rock norte-americana que recordamos esta semana no nosso Gira-Discos é mais um de tantos exemplos em que uma carreira com apenas alguns anos de fama é o suficiente para que o mundo inteiro nunca mais se esqueça dos seus sucessos. Os Eagles são um grupo formado em 1971 tendo na sua composição os músicos Glenn Frey, Don Henley, Bernie Leadon e Randy Meisner.
Leia também: Gira Discos – Passado Além Fronteiras: Sex Pistols
As mensagens que transmitiam nas suas músicas rapidamente trouxeram a banda para o estrelado, mantendo-se essa fama pelos oito anos que se seguiram, com cinco álbuns lançados em cinco anos, traduzindo-se em dezenas de milhões de discos vendidos em todo o mundo o mundo. O estilo country-rock pelo qual ficaram conhecidos valeu à banda centenas de concertos esgotados.
Embora os primeiros discos tenham conseguido uma boa performance de vendas, foi em 1976 com o lançamento de Hotel California que os Eagles atingiram o auge da sua carreira, com o álbum a conquistar vários Grammys e igualmente a ser o maior sucesso da banda ao longo de todos os seus anos de carreira. Mas como tudo o que começa tem um fim, foi em 1980 que o grupo decidiu separar-se devido a algumas divergências entre os seus elementos, registadas principalmente num concerto em Long Beach, em julho desse ano.
[youtube id=”BT59rohv6jw” width=”620″ height=”360″]
Em 1994 os Eagles, sem a sua formação original, voltaram a juntar-se para dar novamente vida ao grupo, mas o sucesso de outrora nunca mais foi alcançado, apesar de ainda se manterem em atividade neste momento.