Gira Discos Rubricas

Gira Discos – Passado Além Fronteiras: As Spice Girls

As Spice Girls foram sem dúvida uma das maiores girls band de sempre, e merecem sem dúvida ser recordadas nas nossas viagens musicais do Gira Discos.

A nossa viagem musical além fronteiras recordando alguns dos maiores artistas do panorama musical está quase a chegar ao fim, mas não podia terminar sem recordamos a maior girls band dos anos 90, e que ainda hoje faz correr muita tinta na imprensa. Ninguém esquecerá o sucesso das Spice Girls, um grupo formado por Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham e que surgiu oficialmente em 1996.

          Leia também: Spice Girls estão de volta com nova formação [com música]

Tudo começou com o single Wannabe em julho desse ano, aquele que até hoje foi o maior sucesso do grupo desde sempre, somando qualquer coisa como seis milhões de cópias em todo o mundo. Na altura o vídeo desse single foi emitido pela primeira vez no canal The Box, mas em forma de reportagem, sem serem reveladas as cantoras. Tal mistério gerou um boom de chamadas para a emissora com toda a gente a querer saber quem era responsável por tal video, tendo sido o sucesso imediato com Wannabe a ser emitido dezenas de vezes no próprio canal e não só, tendo-se espalhado rapidamente por todo o mundo.

Seguiu-se o disco de estreia em novembro, Spice, que somou tantos outros milhões de vendas, especialmente nos Estados Unidos onde, mesmo com um lançamento feito em fevereiro de 1997, ultrapassou a marca de sete milhões de discos. Os anos passaram, e entre digressões e outros sucessos acumulados com vários singles nas rádios de todo o mundo, começaram a surgir os primeiros problemas.

spice-girls-then

Em maio de 1998 foi anunciada oficialmente a saída de Geri do grupo que, apesar de nessa altura as Spice Girls terem anunciado que iriam continuar, foi o suficiente para que a girls band começasse a desaparecer aos poucos, ao mesmo tempo que as restantes elementos iam apostando numa carreira a solo, aproveitando o estrondoso sucesso em torno das Spice Girls. Foi em 2001, ano em que, mesmo sem nenhum anúncio oficial, as Spice Girls deixaram de se apresentar aos seus fãs, após encerrarem a era Forever, álbum lançado no ano anterior.

Para grande animação da vasta legião de fãs, em 2007, para comemorar em grande os 20 anos de carreira, as Spice Girls anunciaram de surpresa o lançamento de um álbum best-of e uma digressão especial de comemoração que, como seria de esperar, foi um enorme sucesso com alguns dos concertos a esgotar em apenas poucos segundos. Foram realizados um total de 47 espetáculos em várias partes do mundo, e mesmo com contratos milionários a serem oferecidos ao grupo por parte das editoras para que continuassem no ativo, os mesmos foram todos recusados, com a girls band a desaparecer novamente após o último concerto da digressão em 2008.

[youtube id=”gJLIiF15wjQ” width=”620″ height=”360″]

A última aparição das Spice Girls enquanto grupo aconteceu em 2012, na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, apanhando todo o público de surpresa. Mais recentemente, já em 2016, três elementos do grupo agitaram as redes sociais com o lançamento de um single, embora tenha através do nome artístico GEM.
DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados