Gira Discos Rubricas

Gira Discos – Os sons do passado: Cocktail

O Gira Discos está de regresso e esta semana volta a tocar com os sons do passado. Depois de recordarmos um grupo masculino, Quarteto 1111, hoje será uma girls band que estará em destaque. Composta por três elementos, por onde passaram Rita Ribeiro, Maria Viana, Fernanda de Sousa (Ágata) e Lena Coelho, as Cocktail foram um dos primeiros grupos portugueses compostos unicamente por mulheres.

Com início em 1977, a girls band procurava seguir o estilo de alguns grupos musicais europeus de sucesso, como foi o caso dos ABBA, exemplo para muitos dos grupos da época. No ano em que se deram a conhecer, editaram o seu primeiro disco, uma compilação de temas que foram interpretando ao longo do ano. De entre eles constavam as músicas Aquele Fim de Verão, Cinema Mudo e O Que passou passou.

No ano seguinte um novo disco foi lançado e com a participação no Festival RTP da Canção com o tema Amanhã Virás, conquistaram por definitivo o seu lugar no panorama musical.

Em 1980, depois de mudarem de editora e alterarem a sua formação inicial, tendo mudado uma das interpretes, a banda regressou ao Festival RTP da Canção, no ano de 1981. Foi por essa altura que surgiram os novos singles, Nem 8 Nem 80 e Pouco a Pouco.

Com os objetivos delineados a serem atingidos e com o sucesso crescente, o ano de 1982 ficou marcado pelo lançamento do álbum Tutti Frutti, com temas como Macaco Nu e Honney Cannibal. O disco consistia numa mistura de sons que marcavam a atualidade mas, apesar do relativo sucesso, foi o último das Cocktail. Com o início de uma outra girls band, as Doce, as Cocktail começaram a ter concorrência à altura e com isso dissolveram-se no ano de 1984.

Anos mais tarde, em 2001, foi lançado um Cd especial, Cocktail K, contendo os temas de maior sucesso da girls band. Foi o último projeto a envolver o grupo.

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados