Fora da TV Rubricas

Fora da TV: As capas rejeitadas de «Harry Potter»

O mundo de fantasia de Harry Potter fez (e ainda hoje faz) sonhar pequenos e graúdos. Quem é que nunca desejou entrar numa escola de feitiçaria afim de aprender todos os feitiços e poções possíveis e imaginários. Sim, porque é de imaginação que o mundo do jovem feiticeiro vive.

Esta semana, o Fora da TV é direcionado a todos aqueles que já pertenceram a esta outra realidade criada pelas personagens de J.K. Rowling, principalmente àqueles que seguiram a história de Harry Potter pelos vários livros.

Se há coisa que chama muito a atenção quando escolhemos um livro é a capa, e na coleção das aventuras do jovem feiticeiro as ilustrações coloridas que nos remetem para várias partes das histórias fazem as delícias de qualquer um.

Mary GranPré foi a responsável pelas capas que ilustravam os textos de J.K. Rowling, que originalmente tinham como destino as edições americanas da Arthur A. Levine Books. No entanto, as suas ilustrações depressa se tornaram um fenómeno, tendo sido posteriormente adaptadas por várias editoras internacionais, inclusive a portuguesa Editorial Presença.

Alguns dos seus trabalhos foram, contudo, rejeitados, sendo que as capas dos livros que hoje temos em casa poderiam ter sido completamente diferentes. Vamos dar uma vista de olhos…

Harry PotterJá imaginaste ter na capa de Harry Potter e a Pedra Filosofal umas destas ilustrações? Que tal um passeio pela Diagon-Al ou uma partida de Quidditch. Estas foram algumas das opções que estiveram em cima da mesa.

Harry Potter 2

E que tal uma aula com o professor Lockhart sobre duendes ou a inesquecível viagem no carro voador do pai do Ron que terminou no salgueiro Zurzidor.

Harry Potter 3Já imaginaste o que seria se a capa de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban mostrasse o jovem feiticeiro a pregar uma partida a Draco Malfoy e aos seus capangas? Ou então o momento em que Harry descobre que o seu padrinho é um lobisomem?

Harry Potter 4E que tal ilustrações com o primeiro confronto de Harry Potter com Voldemort no Tornei dos Três Feiticeiros, ou batalha épica de Dumbledore e Lord Voldemort no Ministério da Magia?

Artigos Relacionados