Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia – Teresa Guilherme: «Quando é que [a Júlia] pensa ganhar? Daqui a dez anos?»

Foi em 2012 que Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme decidiram atacar-se através dos jornalistas, acabando por criar um ambiente nada agradável. Tudo começou com a apresentadora da Casa dos Segredos – Desafio Final quando, numa entrevista, decidiu confessar que a primeira temporada do reality show não havia sido bem conduzida pela sua colega.

O facto de esta não ter tempo de preparar toda a emissão e de não acompanhar à lupa a relação entre os concorrentes da casa mais vigiada do país ditaram as palavras de Teresa Guilherme. Como resposta, Júlia Pinheiro referiu que a opinião da profissional da TVI se deveu a uma pura questão da «menopausa», gerando a partir daí uma constante troca de palavras infindável.

Em entrevista à Notícias TV, a rainha dos reality shows em Portugal não se ficou e respondeu à letra: «Quem deve estar na menopausa é ela. 48 anos? Pois, talvez. É muito chato e indelicado falar da menopausa como se fosse uma doença. Dá a entender que as mulheres quando entram na menopausa ficam loucas ou deixam de saber aquilo que fazem.» Por outro lado, a apresentadora deu ainda a entender que o percurso de Júlia Pinheiro nas manhãs da SIC ainda estava muito longe de atingir os objetivos esperados pela direção de programas. «Quando é que ela pensa ganhar? Daqui a dez anos? Não sou eu que faço 14% de share nas manhãs… Eu já marquei o meu território na televisão portuguesa há muito tempo. O meu nome está associado a programas como Big Brother, Não Se Esqueça da Escova de Dentes, Momento da Verdade, entre outros.»

teresa guilherme

O alarido que os jornalistas fizeram à volta desta discussão levou a que as próprias apresentadoras se sentissem constrangidas com títulos menos próprios e verdadeiros. Por outras palavras, o conteúdo das suas afirmações em nada corresponderam a algumas manchetes lançadas em jornais e revistas nacionais. Assim sendo, e com algum conhecimento sobre este facto, Júlia Pinheiro afirmou numa outra entrevista o seguinte: «Considero-me uma profissional seríssima e jamais me passaria pela cabeça dizer que sou melhor ou pior do que A ou B. Acho isso uma deselegância, uma tristeza e uma coisa menor. Mesmo que a Teresa tenha essa convicção, e seguramente a terá, acho inqualificável aquilo que disse. Eu não me defino contra os outros. Eu não fico melhor por dizer que o outro é pior”.

Procurando esclarecer algumas questões, a Querida Júlia das manhãs da estação de Carnaxide decidiu concluir esta conversa de uma forma equilibrada, justificando o que disse sobre a suposta menopausa da sua colega: «Eu não respondi à Teresa, eu brinquei. Só disse que aquilo lhe tinha saído da boca para fora, pois ela é intempestiva, e que, se calhar, era da menopausa.»

Rosa Choque

A verdade é que tanto uma como outra trabalharam juntas num programa da TVI, Rosa Choque. Quem diria que, depois de tantas horas passadas em conjunto, se iriam chatear desta maneira? Quem ficou a perder no meio disto tudo não foram os telespetadores ou leitores. Afinal, quem denegriu a sua imagem foram mesmo… as visadas! É pena.

Artigos Relacionados