Foi Notícia Rubricas

Foi Notícia: A importância de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI

Foi Notícia

Há mais de trinta anos que é visto pelos portugueses como um comentador nato sobre a sociedade e política em Portugal. Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa é presença assídua nos ecrãs nacionais e, mais concretamente, na edição de domingo do Jornal das 8. Depois de muito tempo a dar a cara pelo espaço As Escolhas de Marcelo, na RTP1, o antigo presidente do PSD aceitou o desafio de Júlio Magalhães para se mudar novamente para a estação de Queluz de Baixo em 2010. Desde então, os seus comentários têm alcançado índices de audiência bastante positivos, sendo por isso visto como uma mais valia para qualquer canal. Será que quem tem ‘Marcelo’ tem tudo?

Sim, se nos referirmos à área da Informação, podemos afirmar que sim. Com 64 anos de idade, completados no dia de ontem, o professor não deixa ninguém indiferente à sua opinião sobre os factos da vida pública. Um verdadeiro opinion maker. Segundo o diretor geral do Porto Canal, Júlio Magalhães: «A capacidade de comunicação do professor é inata. A influência que exerce não é a que parte dos seus comentários ou das estratégias que utiliza, mas sobretudo a que vem do contacto permanente e diário com pessoas comuns.»

Marcelo rebelo de sousa

À edição número 204 da Notícias TV, o jornalista acrescentou o seguinte:

Ele não está ali para dizer que tem razão e os outros têm de concordar com ele. Há quem diga que é muito partidário, etc, mas a verdade é que todos os partidos, todas as áreas, todas as classes, encontram no professor Marcelo um escudo e uma nova esperança para viverem e, sobretudo, conviverem com aquilo que é a crise, a de valores e a dos políticos em que as pessoas cada vez menos acreditam.

[divide]

Marcelo Rebelo de Sousa abandonou em 2004 o canal da Media Capital devido a algumas divergências com elementos do governo de Santana Lopes. Na altura, Rui Gomes da Silva, ministro dos Assuntos Parlamentos, criticou o tempo de antena que o professor tinha em televisão, acusando-o de lançar «sistematicamente um conjunto de mentiras com desfaçatez e sem qualquer vergonha.» No seguimento deste episódio, Miguel Pais do Amaral falou com o Professor Catedrático no sentido de este repensar a forma como intervinha nas edições de domingo do Jornal Nacional. Resultado? Marcelo Rebelo de Sousa acabou por abandonar o canal.

Quem diria que, passados cinco anos, o antigo presidente do PSD ainda viria a fazer tanto sucesso pelos lados de Queluz de Baixo? ‘Nunca digas nunca’, é o adágio popular que costumamos ouvir desde pequenos. Neste caso, o professor encerrou um capítulo da sua vida, mas soube regressar à TVI em 2010 no seu melhor!

A partir do momento em que os seus comentários entram no ar, as audiências disparam, o que o torna imprescindível no meio. Por este motivo, o contrato com a estação de Queluz de Baixo foi renovado este ano, o que salvaguarda o canal para o futuro da área da Informação.

Até quando?

Uma coisa é certa, a popularidade de Marcelo de Rebelo de Sousa pode ainda ser melhor aproveitada. É uma questão de… pensar!

[divide]

Neste Foi Notícia aproveito igualmente para lançar o novo passatempo do 5º Canal. Ei-lo:

O 5º Canal, em parceria com A Esfera dos Livros, tem o prazer de criar o seguinte passatempo:

Oferta do livro Marcelo Rebelo de Sousa por Vítor Matos

Marcelo

Nesta época festiva, com o Natal a aproximar-se a passos largos, queremos trazer o espírito da época que se vive para o 5º Canal.

Quando a página do Facebook do 5º Canal  chegar aos 1500 fãs vamos lançar três perguntas, e o primeiro a responder corretamente às mesmas ganhará este presente!

As questões estarão relacionadas com o professor Marcelo Rebelo de Sousa, comentador do Jornal das 8 de domingo da TVI, e serão postadas com um aviso prévio no nosso Facebook.

O vencedor deverá ser fã da página do 5º Canal  na referida rede social, da Esfera dos Livros e seguidor da editora no Twitter.

Artigos Relacionados