Esqueceram-se de… Cremilda Gil!

É hora de relembrar alguns dos rostos ausentes do pequeno ecrã e agora que as televisões optam pelas reposições de velhos produtos torna-se até um pouco mais fácil de descobrir aquele ator ou atriz que há tanto tempo anda ausente. Foi o que aconteceu recentemente com a atriz relembrada esta semana. O nome Cremilda Gil, diz-lhe alguma coisa?

Senhora da televisão, dos palcos e do cinema, tem um vasto currículo que impressiona qualquer ator. Estreou-se em 1961 no filme Raça e nunca mais parou desde então. De alguns dos seus filmes mais conhecidos destacam-se A Divina Comédia, Fado Corrido ou Brandos Costumes. Já no que diz respeito à televisão conta com diversas participações: as séries de Camilo de Oliveira, as novelas da RTP Vidas de Sal, Cinzas e Verão Quente, as tramas da TVI Todo o Tempo do Mundo, Olhos de Água, Queridas Feras, entre tantas outras.

Com o seu último trabalho realizado em 2009 para a TVI, onde interpretou o papel de Lurdes em Deixa Que Te Leve, a atriz está desaparecida do ecrã. Com 85 anos é já difícil encontrar em televisão papéis de destaque, mas ainda assim é sempre prazeroso rever grandes atores. Será que estão os argumentistas a deixar de lado uma fatia de atores que tanto podia contribuir para a ficção com o seu enorme e comprovado talento? Esperemos que não…

Anselmo Oliveira

1 Comment

  • Cremilda Gil fez hoje (23 de fevereiro de 2014) a bonita idade de 87 anos. Ativa como sempre, teimosa e de convicções fortes (se ela sabe que eu escrevi isto de acordo com o novo acordo ortográfico lá vou ter de ouvir “seremão e missa cantada”) e com um coração do tamanho de um transatlântico. Quero agradecer o trabalho feito pelo Anselmo Oliveira (alumni da minha casa de sempre, o IPLeiria) em nome de todos os grandes esquecidos deste país, que são imensos. Já agora, na filmografia referida, permitia-me acrescentar só A Cruz de Ferro (1967, de Jorge Brum do Canto). Continue este excelente trabalho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *