Em Foco Rubricas

Em Foco: «Portugal em Festa» vs «Somos Portugal»

em foco 2

Estreou esta tarde na SIC a nova aposta para as tardes de domingo durante o verão. Portugal em Festa conta com a apresentação de José Figueiras e Rita Ferro Rodrigues, assim como com a participação de Fernando Rocha, Liliana Campos e Raquel Strada. A partir de Reguengos de Monsaraz, as cinco caras da estação de Carnaxide tentaram dar a conhecer as tradições desta região, os hits da música popular portuguesa e igualmente vender um prémio que poderia chegar ao patamar dos 75 mil euros. Mas afinal, que diferenças terá este programa do Somos Portugal no canal da Media Capital?

Outras cores, outros lugares a visitar, outras caras, contudo os mesmos ingredientes. Sem ter ainda acesso aos resultados dos dois formatos, é verdade que podemos constatar que desde há muito tempo os fins de semana deixaram de ser a companhia de milhares de telespetadores para acompanharem os clássicos, as estreias ou as repetições do costume de cinema. É triste perceber que durante os próximos tempos tanto a SIC como a TVI vão continuar a apostar em programas que não deixam de ser totalmente iguais.

Se, por ventura, as estações de televisão se lembrassem de mostrar Portugal de lés a lés a partir de um formato que misturasse os Jogos sem Fronteiras com a interatividade do público, talvez os telespetadores ficassem melhor servidos mas, desta forma, esse objetivo torna-se praticamente impossível.

Portugal em Festa

Infelizmente as generalistas começam assim a perder telespetadores para o Cabo de uma forma ainda mais acentuada ao fim de semana. Já se sabe que aos sábados e aos domingos são os canais temáticos que assumem a preferência dos portugueses na altura de decidir o que ver no seu televisor. Com estes formatos esta necessidade torna-se ainda maior. Se as privadas não transmitem filmes, os canais de séries e cinema terão uma oferta alternativa mais apetecível.

Por muitos milhares de euros que sejam oferecidos, existem determinados telespetadores que preferem não ter oportunidade de os ganhar e receber um bom serviço de televisão. Portugal em Festa e Somos Portugal podem até dar alegria a muitos portugueses, provocar algumas gargalhadas, mas não acrescentam nada à televisão portuguesa.

O mesmo investimento poderia ter sido aplicado para apostar noutros programas muito mais interessantes.

Com uma capacidade de imaginação tão fraca, onde irá chegar a televisão portuguesa?

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados