Em Foco: O que significa o regresso do «Big Brother»?

em foco 2

Há treze anos a TVI lançou um reality show que mudou a televisão em Portugal. De seu nome Big Brother, depressa conseguiu roubar milhares de telespetadores aos formatos que eram transmitidos pela estação de Carnaxide. Com ele, o canal da Media Capital foi conquistando aos poucos e poucos os portugueses e, igualmente, somando pontos na área do entretenimento e da ficção na «caixinha mágica». Mais importante do que isto foi o facto de a segunda estação privada em Portugal ter descoberto a fórmula do sucesso nas audiências que, ainda hoje, se mantém.

Por outras palavras, a TVI continua a aliar o poder da ficção com a popularidade dos reality shows em Portugal. Se, por um lado, fechámos 2012 com a final de uma edição especial de Secret Story, ainda 2013 não vai a meio e já está a ser preparado um novo concurso no qual os concorrentes são vigiados 24 horas por dia. Desta feita, não serão anónimos os escolhidos, mas sim figuras públicas que, em alguns casos, esperam por uma oportunidade para relançar a sua carreira.

Marta Melro

Marta Melro, por exemplo, umas das atrizes que ficou conhecida em Morangos com Açúcar e que chegou a protagonizar uma novela da TVI (Tu e Eu), aceitou o convite para integrar o elenco deste reality show com a promessa de que, no final do mesmo, a possibilidade de voltar ao mundo da ficção seria maior. Com uma cachê em alguns casos bastante apetecível, será que mesmo assim os valores vão compensar toda a parte da vida pessoal que será explorada? Até que ponto lidarão os famosos com as verdades e mentiras lançadas sobre si?

De facto, e mesmo não existindo a certeza dos concorrentes definitivos que irão entrar novamente na casa mais vigiada do país, podemos concluir que sendo ou não muito conhecidos uma coisa é certa: uma grande parte dos telespetadores vai querer saber quem vai participar. O modelo do concurso é outro, colocando os famosos num lado onde os luxos são abonados e no outro onde predominam más condições.

Big Brother VIP

O regresso do Big Brother classe VIP vai significar mais escândalos em horário nobre e audiências à TVI. Vai permitir que os resultados que não foram alcançados por A Tua Cara Não Me É Estranha sejam agora mais facilmente registados. Claro que vão chover críticas ao reality show, às futilidades dos concorrentes, ao facto de pouco aprendermos com eles mas, mesmo com todos esses contras, muitos vão ser o que irão assistir à estreia desta noite.

Com Teresa Guilherme na condução do formato, e com as farpas lançadas a Júlia Pinheiro, espera-se uma batalha divertida nas noites de domingo a partir de maio. Quem irá levar a melhor?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *