Em Foco

É já amanhã, pelas 18h00, que a RTP vai apresentar a sua nova grelha de programação. De facto, não poderíamos desejar mais novidades. Com a alteração da produção de determinados programas do Porto para Lisboa, muitas vão ser as alterações realizadas. Entre dúvidas e incertezas, uma coisa é certa: Jorge Gabriel e Sónia Araújo vão deixar de ser considerados dois dos apresentadores de “primeira” da estação pública. Não, não vão ser apelidados como apresentadores de segunda ou terceira, mas sim de sábado. O novo programa da dupla que acompanha os telespetadores há mais de dez anos está em fase de preparação, estando o nome escolhido: Aqui Portugal.

RTP Memória

Segundo eles, não existiu sequer uma possibilidade de se mudarem de cidade para continuar a conduzir a Praça da Alegria. «Nem fomos convidados a mudar de cidade. Sou de onde tiver trabalho. Adoro o Porto e fui aqui muito bem recebido, como um igual. Porém, se tiver de mudar a minha vida, mudo, porque não tenho nem nunca tive problemas de mobilidade», explicou Jorge Gabriel à Nova Gente desta semana.

Mas não só nas manhãs vão existir novidades. Portugal no Coração vai ter uma duração de quatro horas, e contar com a apresentação de José Carlos Malato e Marta Leite de Castro. A antiga cara de Cinco Sentidos vê assim uma luz verde na sua carreira e igualmente a realização de um desejo muito antigo. Afinal, o seu regresso às tardes da estação pública ao lado do apresentador de Decisão Final, sempre foi um autêntico sonho, tal como o de Merche Romero. Mesmo assim, Marta Leite Castro não vai ter tanto protagonismo como o do seu colega. «Ela foi a eleita, mas o [José Carlos] Malato é que é o rosto principal de Portugal no Coração», explicou uma fonte à TV Guia desta semana.

josé carlos malato marta leite castro

[divide style=”2″]

Sem dúvida alguma que sinto finalmente que vai existir alguma novidade nos talk shows do primeiro canal, mas é com imensa pena que vejo o trabalho de Jorge Gabriel e Sónia Araújo tão desvalorizado. Toda a dedicação, trabalho e empenho foram praticamente deitados ao lixo e compensados com um programa semanal. A que estado chegou o primeiro canal para isso acontecer? Por muito que goste de sangue novo, outros conteúdos, mais ideias, é totalmente negativa esta desconsideração por dois dos apresentadores mais populares do país.

Esta foi, aliás, uma das semanas onde as novidades na RTP se sucederam. Entre o adeus de Fernanda Freitas a Sociedade Civil, devido ao corte no orçamento no programa e ao facto de este passar a ser gravado, ao regresso aos ecrãs de Eduarda Maio, à nova data de estreia de 360º, ou à opinião de Aníbal Cavaco Silva sobre a privatização da estação pública, várias novidades marcaram os últimos sete dias.

Paralelamente questiono: será que alguma destas mudanças se vai repercutir em mais qualidade? Duvido, mas vou esperar para ver.

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *