Em Foco (1 a 7 de julho)
O novo reality-show da SIC, que tem data de estreia prevista para setembro, já é conhecido. Dance Your Ass Off vai voltar a desafiar os portugueses a perder peso ao som de uma dança que promete surpreender os que acompanharem o formato. Por outro lado, Fátima Lopes confessou-se à Notícias TV desta semana, e explicou que a sua decisão em agarrar o convite da TVI há 2 anos atrás não poderia ter sido mais acertada. Na RTP, as palavras de Francisco Mendes sobre o seu futuro no canal dão que pensar.
São estes os temas principais do Em Foco desta semana. Seja bem-vindo à sua rubrica dos domingos à noite do 5º Canal!
[divide style=”2″]
A versão portuguesa de Dance Your Ass Off já tem o seu nome definido. Toca a Mexer vai colocar doze concorrentes a dançar por um prémio final que deverá ascender aos 50 mil euros. Para o obterem, estes terão de perder o peso suficiente para assegurarem o seu lugar gala após gala. Sem apresentador ainda definido, a decisão final deverá recair sobre Bárbara Guimarães ou Júlia Pinheiro. Numa mistura de Peso Pesado com Dança Comigo, qual delas dará a cara por um formato que tem feito sucesso nos Estados Unidos?
Ambas contrabalançam aspetos negativos e positivos: se Júlia Pinheiro é uma apresentadora mais popular entre os telespetadores, Bárbara Guimarães dispõe de mais tempo para se dedicar a este reality-show. Tal como na versão portuguesa do The Biggest Loser, é importante um forte empenho aos concorrentes e a todas as histórias que se desenrolam durante o formato. Neste sentido, a atual jurada do Ídolos deverá ser a opção mais acertada.
Recorde algumas das palavras de Júlia Pinheiro à Correio TV desta semana:
O primeiro critério para escolhermos este programa foi o facto de contemplar galas em directo que permitam criar sensação. O nosso objectivo era ter um formato que permitisse o contacto directo com o público.
Toca a Mexer ou Casa dos Segredos: qual destes reality-shows irá obter maior ssucesso a partir de setembro?
[divide style=”2″]
Na sexta-feira, Fátima Lopes fez a capa da Notícias TV. O resultado não poderia ter sido melhor, uma vez que a apresentadora do A Tarde É Sua falou em diversos aspetos que têm marcado a sua carreira desde que saiu da SIC. Um deles foi precisamente o porquê de hoje em dia a sua ida para a TVI espelhar tudo o que sempre desejou no seu trabalho:
Queria cruzar-me com as pessoas e ouvi-las dizer o que sentem quando veem os meus programas, ouvir as suas opiniões. Este é o tipo de feedback que não conseguimos retirar quando se lê o e-mail e cartas. Estar aqui como estamos as duas a conversar é muito importante para um apresentador de televisão, e eu há anos que não saia do estúdio. A TVI sentiu que eu precisava de ir para a rua ver as pessoas e o público a mim.
Numa altura em que se fala do regresso da Casa dos Segredos, a estrela das tardes da estação de Queluz de Baixo explicou também que não está talhada para conduzir determinados formatos, sendo este um deles. «Não sou pessoa talhada para apresentar reality-shows. Na altura, especulou-se muito sobre isso mas foi claro para mim e para a TVI que eu não era a pessoa talhada para o fazer. Acho que os reality-shows exigem um tipo de experiência e têm muito que ver com a personalidade do apresentador. Refiro-me a este Casa dos Segredos, TVI, mas há milhares de outros que acho que a minha personalidade se encaixava.»
Será que Fátima Lopes terá, brevemente, a oportunidade de brilhar no horário nobre do canal da Media Capital? Afinal, e depois de fazer companhia aos portugueses nas tardes da TVI, para quando um programa a solo aos fins-de-semana à noite?
[divide style=”2″]
Francisco Mendes, uma das caras da RTP, deu igualmente uma interessante entrevista à Notícias TV. Apesar de já sabermos que tanto ele como Isabel Figueira partilham a opinião de que Top + necessita de um nova roupagem, o apresentador adiantou ainda que não se sente um apresentador da primeira linha da estação pública. O facto de continuar à frente do programa musical é um desses motivos, pois faltam-lhe novos desafios profissionais que o façam crescer nos ecrãs do primeiro canal. Aos olhos dos outros, sente que o seu profissionalismo já começa a ser reconhecido, e a sua participação no Verão Total é uma prova disso mesmo:
A RTP fez-me esta proposta, o que reforçou a confiança no meu trabalho, na minha pessoa e na minha equipa. Fiquei muito grato à direção de programas. Nos últimos anos tenho feito algumas perninhas no Verão Total, normalamnete apresento seis ou oito programas e desta vez é quase um mês. Deram-me um voto de confiança e, no fundo, depositaram esperança em mim para que possa corresponder e estou preparado.
Confiante das suas capacidades, o colega de Isabel Figueira olha agora para o futuro de uma forma mais cautelosa, pois o seu contrato com a Valentim de Carvalho termina no final do ano e, até ver, as previsões para que Top + continue na grelha da RTP não são as melhores.
O que falta para que este se torne num apresentador familiar para os portugueses? O poder da comunicação existe e a simpatia também, mas o facto de estar demasiado associado ao programa das tardes de sábado da estação pública não ajuda. Que venham novos e grandes desafios para Francisco Mendes. Ele merece!
[divide style=”2″]
Até para a semana!